Carla Viana - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Carla Viana
Carla Viana
29K

Carla Viana é licenciada em Linguística e mestranda em Linguística Computacional pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

 

 
Textos publicados pela autora

Pergunta:

Semana e mês são nomes próprios, ou coletivos?

Resposta:

Os nomes semana e mês são nomes comuns. Estes identificam todos os seres e todas as coisas das respetivas classes: o  substantivo masculino mês refere cada uma das doze divisões do ano, e o substantivo feminino semana refere o período de sete dias fixado pelo calendário.

Estes nomes não são nomes próprios, pois estes aplicam-se a um referente fixo e único, normalmente não admitindo modificadores de nome restritivos (a), nem variação em número (b):

a) *«O João feliz comprou um carro.»

b) *«Os Joões compraram um carro.»1

Também não são nomes colectivos, uma vez que o nome colectivo se refere a um nome singular que se aplica a um conjunto de objectos, indivíduos ou entidades do mesmo tipo. Os nomes mês e semana não incluem indivíduos, mas, sim, subunidades, como dias, horas, minutos ou segundos.

 

1 No entanto, os modificadores e o plural são possíveis em certas situações: «o João loiro e o João moreno» (= há duas pessoas com o mesmo nome que são distinguidas pelos adjectivos loiro e moreno); «os dois Joões» (= há duas pessoas com o mesmo nome).

Pergunta:

Qual o plural de araçá? "Araçás", ou "araçais"?

Resposta:

O substantivo masculino comum araçá refere a designação comum de vários arbustos e árvores, bem como o fruto dessas árvores. O seu plural é araçás, seguindo a regra geral de formação do plural: o plural dos substantivos terminados em vogal forma-se acrescentando um -s ao singular.

Pergunta:

Gostaria de saber como unir a partícula re com o verbo submeter (com o sentido de «enviar»). Seria "ressubmeter", ou "resubmeter"?

Obrigada.

Resposta:

A palavra ressubmeter não está dicionarizada em dicionários gerais de língua portuguesa. Caso estivesse, a palavra teria de ser grafada ressubmeter, com -ss-, uma vez que, contrário, o grafema <s> teria o som [z] por estar entre duas vogais. Por outro lado, segundo o acordo ortográfico vigente, não se emprega o hífen quando o segundo elemento começa por <r> ou <s>, dobrando-se a consoante.

Pergunta:

Internet é substantivo concreto, ou abstrato?

Resposta:

Um nome concreto aplica-se a um objecto ou entidade tipicamente tangível, enquanto um nome abstracto se aplica a realidades imateriais.

De acordo com o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, o substantivo feminino Internet refere-se a um nome próprio do sistema, a uma rede de computadores dispersos por todo o planeta que trocam dados e mensagens utilizando um protocolo comum, unindo usuários particulares, entidades de pesquisa, órgãos culturais, institutos militares, bibliotecas e empresas de toda a envergadura.

Como nome próprio, o substantivo Internet refere-se a uma entidade física e não uma realidade imaterial, logo é um substantivo concreto, quer quando se refere à rede, quer quando se refere à informação (dados, comunicação).

Pergunta:

Um leitão é um porquinho que se alimenta de leite. Podemos dizer que a palavra leitão é da mesma família de leite?

Resposta:

A família de palavras ou campo lexical designa o conjunto de palavras cuja formação partiu de um radical comum, estando as palavras relacionadas etimológica e morfologicamente. A palavra leitão deriva de leite + ão com o seguinte significado: «porco novo ainda em fase de lactação». Assim, podemos dizer que leitão pertence à família de palavras de leite.