Textos publicados pela autora
Concordância e infinitivo: «vão gostar de se conhecer»
Pergunta: «João, apresento-te a Maria. Acho que vão gostar muito de se conhecer(em).»
O que está entre parêntesis é necessário, opcional ou um erro?Resposta: Ambas as frases são possíveis. No entanto, a frase com infinitivo flexionado será menos aceitável para alguns falantes.
A frase transcrita em (1) inclui um verbo que seleciona uma oração completiva ou um constituinte:
(1) «Acho que vão gostar muito de se conhecer.».
A oração subordinante («acho que») constrói-se com uma oração completiva («vão gostar muito de se...
«Levar (alguém) a» + orações de infinitivo
Pergunta: No seguinte parágrafo:
«No início, alguns professores apresentaram um pouco de resistência com o recurso digital, por ser algo novo, tiveram receio de que pudesse dificultar o trabalho, entretanto, em pouco tempo os benefícios promovidos pelo recurso se sobressaíram, o que levou os professores a abraçar o projeto.»
O verbo abraçar está corretamente conjugado? Não deveria ser abraçarem?
Gostaria de entender a regra gramatical nesse caso, pois é algo que sempre me deixa...
Oração subordinada substantiva completiva de nome (ou nominal)
Pergunta: A oração subordinada presente na frase «O poema desenvolve a ideia de que o mito pode explicar a realidade» é uma oração subordinada substantiva completiva ou adjetiva relativa restritiva?
Grata pela colaboração.Resposta: A oração «de que o mito pode explicar a realidade» é uma oração subordinada substantiva completiva de nome. Esta desempenha a função sintática de complemento do nome ideia.
As orações subordinadas completivas podem ser argumentos de várias classes de palavras...
Estrutura clivada: «não é porque... que...»
Pergunta: Na frase «Não é porque o carro à nossa frente passou no amarelo que devemos arriscar transitar num vermelho», podemos considerar a oração introduzida por que como sendo uma oração substantiva completiva?Resposta: O constituinte «que devemos arriscar transitar num vermelho» não corresponde a uma oração subordinada completiva.
No caso em apreço, estamos perante uma estrutura clivada (ou expletiva). Estas estruturas permitem focalizar um dado constituinte da frase, que é, por este processo,...
As locuções «bem como» e «assim como»
Pergunta: «Seu programa nacional-desenvolvimentista guardava uma série de dificuldades e contradições ao mesmo tempo em que avança a modernização nacional para passos realmente importantes, [bem/assim como] sua fórmula populista de condução política via o risco da ingovernabilidade.»
Seria correto o uso de «bem/assim» como nesse contexto, possuindo o significado de «além disso», «ademais», etc.?Resposta: É possível utilizar a locução «bem /assim como» neste contexto, mas, a bem da clareza das ideias, a frase...
