Pergunta:
Em «vi-os aos dois», «comprei-as a todas», qual é a função sintáctica dos termos em destaque de acordo com a Terminologia Linguística para o Ensino Básico e Secundário[1], a Nomenclatura Gramatical Portuguesa (1967) e a Nomenclatura Gramatical Brasileira (1959)?
[1 N. E. – Esta terminologia, conhecida pela sigla TLEBS e, entre 2004 e 2007, aplicada no ensino básico e secundário de Portugal, foi substituída em 2008 pelo Dicionário Terminológico, que constitui, conforme se lê na Direção-Geral de Educação, «um documento de consulta, com função reguladora de termos e conceitos sobre o conhecimento explícito da língua, de forma a acabar com a deriva terminológica». Sobre a TLEBS e a polémica que gerou, consultem-se os artigos reunidos pelo Ciberdúvidas aqui.]
Resposta:
Em qualquer dos quadros gramaticais, os constituintes destacados desempenham a função sintática de complemento direto.
Estamos, no entanto, perante um caso particular de sintaxe designado redobro do clítico1. Este fenómeno caracteriza-se pela possibilidade de apresentar dois constituintes com a mesma função sintática, sendo o redobro do clítico feito por um pronome forte, como acontece em (1) e (2), onde se destacam os constituintes com a mesma função:
(1) «Eu vi-o a ele.»
(2) «Ele deu-me a chave a mim.»
Estes pronomes que fazem o redobro podem ocorrer isoladamente, como acontece nas frases anteriores, ou com uma expressão de quantificação, como a que se destaca em (3) e (4):
(3) «Eu vi-os a eles os dois.»
(4) «Eu comprei-as a elas todas.»
Ora, nesta situação de quantificação, os pronomes podem ser omitidos, como acontece nas frases apresentadas pelo consulente, aqui transcritas em (5) e (6):
(5) «Eu vi-os a [-]* os dois.»
(6) «Eu comprei-as a [-]* todas.»
Disponha sempre!
*[-] assinala o constituinte omitido.
1. Cfr. Mateus et al.,