Bárbara Nadais Gama - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Bárbara Nadais Gama
Bárbara Nadais Gama
16K

Licenciada em Ensino de Português Língua Estrangeira, mestre em Português Língua Segunda/Língua Estrangeira pela Universidade do Porto e doutoranda em Didática de Línguas. Foi professora de Português no curso de Direito da Universidade Nacional Timor Lorosae- UNTL, no ano letivo de 2011-2012.

 
Textos publicados pela autora

Pergunta:

Gostaria de saber a origem da palavra maritimidade e o seu significado.

Muito obrigado e continuação do bom trabalho!

Resposta:

A palavra maritimidade vem de marítimo dade (Dicionário Houaiss). Como o próprio nome indica, trata-se da qualidade ou condição do que é marítimo ou relacionado ao mar (idem).

Pergunta:

É comum aplicar a expressão «aviário de coelhos» para designar um viveiro de coelhos.

Esta expressão está correta?

Entendo que aviário é um viveiro de aves.

A criação de coelhos é a cunicultura, e a pessoa que se ocupa dessa criação é o cunicultor. Mas queria saber como se designa um espaço (viveiro) para a criação de coelhos.

Obrigado.

Resposta:

Para designar um viveiro de coelhos, o Dicionário Eletrônico Houaiss dá conta da existência de coelheira: «local destinado à criação de coelhos.» Quando utilizamos o termo aviário, devemos referir-nos apenas e só a um viveiro de aves, isto é, ao estabelecimento em que se criam e vendem aves.

Pergunta:

Qual o sentido do sacramento da Igreja Católica chamado extrema-unção?

Resposta:

Do ponto de vista do significado, entende-se por extrema-unção «um dos sete sacramentos da Igreja Católica que consiste na unção dos enfermos e que a Igreja ministra de preferência aos fiéis que, por doença ou velhice, começam a estar em perigo de vida» (Dicionário da Língua Portuguesa, da Porto Editora, disponível na Infopédia).

Segundo informações da Wikipédia, este sacramento confere ao cristão uma graça especial para enfrentar as dificuldades próprias de uma doença grave ou velhice. O essencial do sacramento consiste em ungir a frente e as mãos do enfermo acompanhado de uma oração litúrgica realizada pelo sacerdote ou pelo bispo, únicos ministros que podem administrar este sacramento.

Refira-se que os termos usados pela Igreja Católica em Portugal é santa Unção, ou Unção dos Enfermos, e não o mais conhecido extrema-unção, que é considerado inexato, como se verifica nas páginas da Paróquia de S. Domingos de Benfica (Lisboa): «Quando se deve receber este sacramento? Em plena consciência e lucidez, ainda antes de perder a consciência. Não se trata da extrema unção mas sim de um sacramento dos vivos que vem em auxílio daqueles que padecem uma doença grave [...].»

Pergunta:

O que significa «paciente imunodeprimido»?

Resposta:

Segundo o Dicionário Eletrônico Houaiss, imunodeprimido refere-se a um indivíduo que não apresenta reações imunitárias normais, ou seja, a uma pessoa cujo sistema imunológico está enfraquecido.

Pergunta:

Qual é a diferença entre revalidar e renovar?

Resposta:

Por revalidar entende-se o ato de «tornar a validar, dar novamente legitimidade a; restabelecer a validade de (ato ou contrato); convalidar» (Dicionário Eletrônico Houaiss).

Por sua vez, renovar adquire outros significados (idem):

1. «Fazer ficar ou ficar outra vez como novo; alterar(-se) para melhor. Ex.: r. a fachada de um edifíciodesejo de que a humanidade se renove

2. «Substituir por mais novo. Ex.: r. as armas

3. «Efetuar a correção ou a recomposição de; consertar, corrigir. Ex.: resolveu r. o projeto.»

4. «Dar novo início a; recomeçar. Ex.: a chegada dos novos soldados renovou a luta; com a chegada do reforço renovou-se o combate

5. «Fazer de novo; repetir. Ex.: a pobre mulher renovou suas queixas.»