Pergunta:
Qual o sentido do sacramento da Igreja Católica chamado extrema-unção?
Resposta:
Do ponto de vista do significado, entende-se por extrema-unção «um dos sete sacramentos da Igreja Católica que consiste na unção dos enfermos e que a Igreja ministra de preferência aos fiéis que, por doença ou velhice, começam a estar em perigo de vida» (Dicionário da Língua Portuguesa, da Porto Editora, disponível na Infopédia).
Segundo informações da Wikipédia, este sacramento confere ao cristão uma graça especial para enfrentar as dificuldades próprias de uma doença grave ou velhice. O essencial do sacramento consiste em ungir a frente e as mãos do enfermo acompanhado de uma oração litúrgica realizada pelo sacerdote ou pelo bispo, únicos ministros que podem administrar este sacramento.
Refira-se que os termos usados pela Igreja Católica em Portugal é santa Unção, ou Unção dos Enfermos, e não o mais conhecido extrema-unção, que é considerado inexato, como se verifica nas páginas da Paróquia de S. Domingos de Benfica (Lisboa): «Quando se deve receber este sacramento? Em plena consciência e lucidez, ainda antes de perder a consciência. Não se trata da extrema unção mas sim de um sacramento dos vivos que vem em auxílio daqueles que padecem uma doença grave [...].»