Pergunta:
Quando se usa a expressão «pelo que» e «sendo que»?
Por exemplo: «Envio o relatório X pelo que...», ou «...sendo que...»?
Obrigada.
Resposta:
A expressão «pelo que» tem valor conclusivo numa frase como a que se segue:
1. «O comboio está atrasado, pelo que [= «motivo pelo qual»] ainda podes ir à tabacaria se quiseres comprar uma revista.»
Em 1, a oração introduzida pela locução coordenativa «pelo que» pode ser classificada como coordenada conclusiva. A referida locução é, portanto, equivalente a logo, assim, portanto, «por isso», «por consequência», «por conseguinte», consequentemente (ex.: «Envio o relatório x, portanto, aceitam-se considerações de Vossas Excelências»).
Quanto a «sendo que», trata-se de uma expressão que, no Dicionário de Questões Vernáculas, Napoleão Mendes de Almeida considera uma locução conjuntiva causal, equivalente a «uma vez que» ou «visto que». Ex.: «Sendo que você não está bom, desisto da viagem.» Ocorre, no entanto, com frequência com outros valores e noutros contextos, apesar da reprovação da gramática normativa1.
Seja como for, a utilização de qualquer uma destas expressões na frase apresentada ficará ao critério da preferência do consulente.
1 No Guia de Uso do Português (São Paulo, Editora Unesp, 2003), Maria Helena de Moura Neves observa o seguinte:
«É geralmente desnecessário ou complicador da construção, e, por isso, é tradiconalmente não recomendado o uso da expressão "sendo que" na ligação de orações ou de parte de orações.