Textos publicados pela autora
Um exemplo de construção clivada com foi...que
Pergunta: «Foi a poesia, antes da psicanálise, que nos tornou conscientes desta perturbante verdade existencial: somos múltiplos, habitados por heróis e vilões que se digladiam em silêncio dentro de nós.» Qual a função sintática desempenhada pela oração introduzida por que, na primeira linha?Resposta: Consideremos a frase em análise:
«Foi a poesia, antes da psicanálise, que nos tornou conscientes desta perturbante verdade existencial (...).»
...
A divisão silábica na conjugação pronominal
Pergunta: «Respondi-lhe» ou «perguntou-me» são considerados polissílabos?Resposta: As palavras que refere têm a mesma classificação no que respeita ao número de sílabas e ao acento tónico: são trissílabos agudos seguidos de um monossílabo átono, o pronome pessoal.
Segundo Evanildo Bechara*, «Há vocábulos (...) que têm individualidade fonética e, portanto, acento próprio, ao lado de outros sem essa individualidade. Ao serem...
Classificação da oração iniciada por que
Pergunta: Tendo surgido várias divergências na classificação da oração iniciada por que, solicito a vossa ajuda para a sua classificação. A frase é a seguinte: «…estou aqui, há séculos, nesta capital de Império que, mesmo sem Império, continua a ser uma das grandes capitais do mundo.»
Obrigada.Resposta: A frase «…estou aqui, há séculos, nesta capital de Império que, mesmo sem Império, continua a ser uma das grandes capitais do mundo.» divide-se em duas orações:
1.ª...
Por maioria de razão vs. a maioria das razões
Pergunta: Diz-se: «maioria de razões» ou «maioria de razão»?Resposta: Por maioria de razão é a expressão que surge no Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa e no Grande Dicionário da Língua Portuguesa, da Porto Editora, com o significado de «com mais razão; com maior justiça»:
1. « (...) a lei atribui o direito a tal subsídio, por maioria de razão (...)»
No entanto, utiliza-se também maioria das razões, com o nome...
Coesão lexical e coesão gramatical
Pergunta: A fronteira entre a coesão referencial e a lexical nem sempre é fácil! Surgiu-me uma dúvida em relação ao tipo de coesão que o termo «livros» configura no seguinte enunciado:
«Esta publicação do autor inclui várias poesias cuja escrita corresponde ao tempo de publicação dos seus livros, desde Peregrinação até Exorcismos e Conheço o Sal, mas que não foram incluídos neles.»
Tratando-se de um hiperónimo, o vocábulo «livros» aponta para uma coesão lexical, mas não...
