Ana Martins - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Ana Martins
Ana Martins
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Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas – Estudos Portugueses, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, e licenciada em Línguas Modernas – Estudos Anglo-Americanos, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Mestra e doutora em Linguística Portuguesa, desenvolveu projeto de pós-doutoramento em aquisição de L2 dedicado ao estudo de processos de retextualização para fins de produção de materiais de ensino em PL2 – tais como  A Textualização da Viagem: Relato vs. Enunciação, Uma Abordagem Enunciativa (2010), Gramática Aplicada - Língua Portuguesa – 3.º Ciclo do Ensino Básico (2011) e de versões adaptadas de clássicos da literatura portuguesa para aprendentes de Português-Língua Estrangeira.Também é autora de adaptações de obras literárias portuguesas para estrangeiros: Amor de Perdição, PeregrinaçãoA Cidade e as Serras. É ainda autora da coleção Contos com Nível, um conjunto de volumes de contos originais, cada um destinado a um nível de proficiência. Consultora do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa e responsável da Ciberescola da Língua Portuguesa

 
Textos publicados pela autora

Pergunta:

Na frase «O Luís, excelente aluno, estuda a matéria», «excelente» poderá ser considerado um atributo, mesmo que incluído no aposto, ou estaremos apenas perante uma expressão, «excelente aluno», que é, toda ela, o aposto?

Resposta:

O aposto é um constituinte de carácter nominal, com função explicativa ou apreciativa; o atributo apresenta carácter adjectival, com a função de delimitar ou especificar o significado do nome.

Neste sentido, excelente é atributo de aluno; excelente aluno é aposto de Luís.

Pergunta:

O que são verbos predicativos?

Resposta:

Há frases em que o grupo (ou sintagma) verbal não é constituído apenas pelo verbo, mas também por outro elemento com função de predicador. Quando isso acontece, é porque estamos em presença de um verbo predicativo.1

Exemplos de verbos predicativos:

ser, estar, parecer, ficar, permanecer, continuar, andar, tornar-se, revelar-se.

«O FC Porto é campeão.»
«O Manel continua sem trabalho.»
«O meu casaco de peles ficou assim.»
«O Zé permaneceu mudo e calado.»
«O Zé estava todo artilhado. Parecia um rambo.»
«A economia continua em recessão.»
«O ministro revelou-se um demagogo.»

1 Na TLEBS (versão revista) consta o termo verbo copulativo, a par, curiosamente, de verbo transitivo-predicativo.

Outras designações para verbo predicativo: verbo de cópula, verbo de ligação, verbo de significação indefinida.

Pergunta:

Gostaria de saber se a palavra que dita no plural é "ques".

Exemplo: «... quantos ques tem essa palavra?...»

Obrigado.

Resposta:

Que é uma palavra invariável (conjunção ou pronome).

No exemplo apresentado, temos um caso de conversão (uma palavra de uma dada classe passa a pertencer a outra classe gramatical): que passa a ser um nome e, como tal, variável em número. Assim, o plural de que (nome) é ques.

Outros casos:

«os amanhãs que nunca virão...»
«os assins e assados...»
«conhecer os porquês...»
«Vamos deixar os entretantos e partir mais para os… finalmentes», Odorico Paraguaçu, O Bem-Amado, Dias Gomes.

Pergunta:

Como é que se deve dizer, «a TAP» ou «os TAP», já que significa «Transportes Aéreos Portugueses»? Porquê o feminino no acrónimo?

Obrigado pelo esclarecimento.

Resposta:

Diz-se «a TAP», como se diz «a CP» (Comboios de Portugal) e «a EDP» (Energias de Portugal): trata-se de uma construção em que se elide o nome empresa.

Pergunta:

A minha professora falou em orações adverbiais, substantivas, etc. As adverbiais, eu percebo... mas qual a diferença entre substantivas e adjectivas?

Agradeço resposta.

Resposta:

As três classificações — adverbiais, adjectivas, substantivas — dizem respeito a orações subordinadas.

As orações subordinadas, ao contrário do que acontece com a coordenadas, desempenham uma dada função sintáctica relativamente à oração subordinante.

As orações subordinadas adverbiais desempenham a função sintáctica de modificador do sintagma verbal (ou de frase), tipicamente atribuída ao advérbio/sintagma adverbial:

«Termino o relatório amanhã
«Termino o relatório quando chegar de férias

As orações subordinadas adjectivas cumprem a função sintáctica de modificador do nome, tipicamente atribuída aos adjectivos/sintagmas adjectivais. É o caso das orações relativas:

«As flores que secaram deitam-se fora .»
«As flores secas deitam-se fora.»

 

As orações subordinadas substantivas desempenham a função sintáctica de sujeito ou complemento directo, tal como um substantivo/nome/sintagma nominal. É o caso das orações completivas.

Função sintáctica de sujeito:

«Irrita-me que me mintam
«