Pergunta:
Gostaria de saber o que é sínclise, pronome sinclítico, apossínclise e dissínclise. Poderiam-me dizer também qual a origem da mesóclise em português? Existe alguma bibliografia que me poderiam indicar? Poderiam dar alguns exemplos?
Sempre muito grato!
Resposta:
A definição dos termos referidos e exemplos de uso podem ser encontrados em qualquer dicionário de língua portuguesa (suficientemente extenso). Resumimos abaixo o que nos diz o Dicionário Houaiss.
A sínclise é o nome que se dá ao processo de emprego dos pronome átonos (ou clíticos), em relação ao verbo. Um pronome sinclítico é, portanto, um pronome (átono/clítico) que se coloca junto a um verbo. Um pronome átono pode ocorrer em ênclise (à direita do verbo), mesóclise (no interior da forma verbal) ou próclise (à esquerda do verbo). Consoante a sua posição, o pronome pode ser denominado enclítico (ex.: ofereceu-lhe, avistou-nos, intrometeu-se, etc.), mesoclítico (ex.: dar-lhe-ei, receber-nos-ão, vê-las-íamos, etc.) e proclítico (ex.: eu não lhe dei, porque te amo; acho que nos reconheceram, etc.).
Relativamente à apossínclise (fenómeno também conhecido por interpolação), diz-se do processo de intercalação de uma ou mais palavras entre o verbo e o pronome átono proclítico (ex.: «o que eu lhe não disse» [em vez de: «o que eu não lhe disse»]). Conforme explicado na ...