Alfredo Farinha - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Alfredo Farinha
Alfredo Farinha
1K

Alfredo Farinha (Cimadas Cimeiras, 1925 – Estoril, 2009), foi um jornalista português do jornal «A Bola». Além de jornalista desportivo, Alfredo Farinha foi Precetor, Professor de Português, Latim e Inspetor Geral do Trabalho, dirigente do Grupo Desportivo Estoril Praia e vereador da Câmara Municipal de Cascais. Teve um papel importante no Clube Nacional de Imprensa Desportiva sendo um dos seus membros-fundadores. Em 2002 lançou o livro sobre futebol O Apagão.

 
Textos publicados pelo autor

O senhor Vasco Baptista Mendes, correspondente de Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, teve a amabilidade de fazer, por via cibernética, o que outras pessoas preferiram fazer por vias normais (que, para mim, com mais de 70 anos, são a carta ou o telefonema).

Ao contrário do sentido etimológico, tetra (campeonato) ou penta (campeonato) passaram a ser usadas nos meios desportivos portugueses significando quatro (campeonatos) ou cinco (campeonatos) seguidos. O jornalista Alfredo Farinha é quem mais tem combatido este cada vez mais generalizado erro de semântica. Com a devida vénia, Ciberdúvidas acolhe extractos mais significativos do seu último artigo à volta desta imprecisão linguística. Foi publicado na sua coluna do jornal "A Bola", 'Deliberadamen...