O linguista brasileiro Aldo Bizzochi apresenta, neste seu artigo, as características essenciais que distinguem gramáticas de linguística.
Artigo publicado no mural de Facebook do autor em 23 de abril de 2023.
Linguista brasileiro, é doutor em Linguística pela USP, pós-doutorado pela UERJ, pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Etimologia e História da Língua Portuguesa da USP e autor de Léxico e Ideologia na Europa Ocidental e Anatomia da Cultura . Faz ainda parte dos grupos de pesquisa Semiótica, Leitura e Produção de Textos (SELEPROT) e Morfologia Histórica do Português (GMHP), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Também é poeta e tradutor (ver sítio pessoal e blogue associado à revista brasileira Língua Portuguesa).
O linguista brasileiro Aldo Bizzochi apresenta, neste seu artigo, as características essenciais que distinguem gramáticas de linguística.
Artigo publicado no mural de Facebook do autor em 23 de abril de 2023.
«[D]e um ponto de vista tanto epistemológico quanto metodológico, a gramática é uma tecnologia derivada da linguística, do mesmo modo como a engenharia é uma tecnologia derivada da física ou a medicina uma aplicação da biologia. E vejam que a engenharia e a medicina são muito mais antigas que a física ou a biologia.»
Reflexão do linguista brasileiro Aldo Bizzocchi sobre a relação da gramática com a linguística e a questão dos usos dos termos associados a estas duas áreas. Texto publicado no mural Língua e Tradição no Facebook, em 7 de novembro de 2022.
«A redundância nem sempre é nociva à comunicação – pelo contrário, a maior parte dos nossos enunciados contém várias redundâncias justamente para garantir a eficácia da comunicação em face do ruído» – sustenta o linguista Aldo Bizzocchi neste apontamento publicado no mural Língua e Tradição (Facebook), em 14 de agosto de 2022, e aqui transcrito com a devida vénia.
«Se os gregos já sabiam que nosso planeta é esférico, porque lhe deram justamente o nome de planeta?»
Apontamento do linguista Aldo Bizzocchi, que o publicou no seu blogue Diário de um Linguista em 18 de junho de 2022. Transcreve-se com a devida vénia este texto, que, partindo da crítica a posições anticientíficas e negacionistas como a da pseudoteoria da terra plana – o "terraplanismo" –, é dedicado à etimologia da palavra planeta.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações