Pergunta:
Gostava de saber com exactidão como e a partir de quê é que se derivam advérbios de modo. Recentemente, uma colega abordou-me com a palavra proselitisticamente, que havia encontrado num texto académico, e gostava de saber qual o significado. Embora não a tenhamos encontrado no Dicionário Houaiss, encontrámos prosélito, proselítico e proselitismo.
A dúvida que então surgiu foi se o advérbio de modo deveria ser proseliticamente, por derivação do adjectivo proselítico. Nesta matéria, contudo, somos leigos e por isso a vós recorremos para conhecermos melhor os mecanismos da nossa língua.
Obrigado pelo excelente trabalho.
Resposta:
Os advérbios de modo são formados pelos adjectivos na forma feminina com o pospositivo -mente que está relacionado com substantivo do género feminino mente.
Proselitisticamente pressupõe o adjectivo proselitístico/a, que para muitos dicionaristas ainda não mereceu entrar nos seus dicionários. Partindo do adjectivo proselitista, o advérbio de modo será proselitistamente. Finalmente, de proselítico, forma-se proseliticamente. O uso destas palavras é muito restrito, mas a sua formação está bem feita em qualquer dos casos.