A. Tavares Louro - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
A. Tavares Louro
A. Tavares Louro
75K

Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas — Estudos Portugueses e Franceses pela Faculdade de Letras de Lisboa. Professor de Português.

 
Textos publicados pelo autor

Pergunta:

Gostaria de saber o processo de formação das palavras pesquisadores, super-herói e ressuscitar.

 

Resposta:

Pesquisadores é o plural do substantivo pesquisador. Esta é uma palavra derivada do tema do verbo pesquisar, pesquisa-, acrescida do elemento d-, relativo ao particípio passado, e do sufixo -or, que significa agente.

Super-herói é uma palavra derivada por prefixação, formada pelo elemento super e pelo substantivo herói. Como o segundo elemento é iniciado por um h, é necessário colocar um hífen.

Ressuscitar provém do verbo latino tardio ressuscitāre.

Pergunta:

Gostaria de saber qual a etimologia da palavra brinquedo, qual seu processo de formação e, se possível, o significado de cada afixo.

Grato pela atenção.

Resposta:

A palavra brinquedo é um vocábulo registado desde o século XIX e derivado de brinco. O sufixo -edo deve estar relacionado com a madeira, material em que eram feitos os primeiros brinquedos, visto surgir normalmente em vocábulos relacionados com plantas: arvoredo, folhedo, etc.

O substantivo brinco provém do vocábulo latino vinculum, que significa «atadura, pendente, pingente, enfeite». Segundo Antenor Nascentes, vinculum deve ter tido a seguinte evolução *vinclu > * vincro > * vrincu > brinco.

Pergunta:

Gostaria que me informassem qual o ramo das ciências que estuda as flores.

Obrigada.

Resposta:

A ciência que se ocupa do estudo das flores e das plantas tem o nome de botânica.

A arte respeitante ao tratamento e produção de flores tem o nome de floricultura.

 

Cf. Palavrões da Ciência

Pergunta:

Existe abreviatura oficial para a palavra/profissão — solicitador?

Resposta:

Os prontuários da língua portuguesa não indicam uma abreviatura específica para solicitador.

Pergunta:

Qual o aumentativo da palavra cano?

Resposta:

Cano é uma designação genérica que abrange vários tipos de tubos ou de canais para a distribuição da água ou para o escoamento dos esgotos. As armas de fogo, as espingardas e as metralhadoras, por exemplo, possuem canos de dimensões rigorosas e adequadas aos respectivos projécteis; simultaneamente, as armas de artilharia possuem canos mais longos e mais largos, designados por canhões. É o único caso em que canhão funciona como aumentativo de cano, embora a origem seja castelhana, como indica José Pedro Machado, no Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa: «do castelhano cañón, aumentativo de caño, "cano".»

Em relação aos outros significados das palavras cano e canhão, não existe relação entre elas. As dimensões e as formas dos canos e dos canhões são específicas para cada caso particular, não se justificando, portanto, os respectivos aumentativos.