Sob o tema em epígrafe, na segunda-feira, dia 15/03, Dalila Carvalho* termina a sua conversa com o médico Salvador Massano Cardoso, que nos fala sobre o «lado bom dos vírus». E explica como, se não fossem os vírus, a espécie humana não se tinha desenvolvido como a conhecemos hoje. É o caso placenta – «desenvolvida como a resposta do corpo da grávida ao ataque dos vírus».
De terça a sexta-feira seguintes, a responsável do programa Palavras Cruzadas tem um novo convidado o professor catedrático de Comunicação Gustavo Cardoso. Tema: palavras que as novas tecnologias criaram de novo ou lhe mudaram o sentido. Rede, por exemplo, sempre existiu, mas tem hoje novos significados. Outro exemplo: a expressão fake news. E o que é preciso para transformar um pequeno ficheiro de vídeo num meme? Por fim: quem propõe e quem decide os emoji que usamos nos nossos écrãs?
* Programa Palavras Cruzadas , Antena 2 , de segunda a sexta, às 9h50 e 18h50 – ficando disponível posteriormente na RTP Play.
Cf. Até os vírus têm um lado bom...+ Rede, a palavra mais importante da sociedade de comunicação + O que tem de especial a expressão 'Fake News' que mentira, boato ou manipulação não têm? +Não basta um pequeno vídeo ou uma imagem animada para fazer um 'meme'. O segredo está na carga viral que ele transporta + Não são palavras, nem são imagens, mas já não passamos sem eles nos ecrãs com que comunicamos