A linguagem “complicada” das faturas e das cartas que recebemos de organismos do Estado e das empresas que prestam os serviços mais variados é o tema do programa Palavras Cruzadas*, de 19 a 23/04/2021. É o caso das faturas da água e dos seu gráficos legíveis só para entendidos. Ou da linguagem técnica das seguradoras (sinistro, prémio, franquia ou apólices) e jurídica dos tribunais (p.ex., «as cartas de injunção»). Ou, ainda, do “compliquês” das multas de trânsito, tipo «foi autuada e coimada por estar dentro da viatura a fazer a ingestão do seu almoço».
São convidados de Dalila Carvalho, em cada dia de emissão, três "clarificadores profissionais” que trabalham na CLARO, uma agência que se dedica a simplificar a comunicação escrita de assuntos complexos para empresas e para o Estado: Hugo Sousa, João Martins e Joana Fernandes.
* De segunda a sexta-feira, às 09h50 e às 18h20, ficando posteriormente disponível na RTP Play.
Cf. A linguagem das faturas - A linguagem das faturas pode provocar muitas dores de cabeça, por ser pouco clara e pouco intuitiva. No caso, uma fatura da água vista à lupa por Hugo Sousa, um clarificador profissional da Claro.pt + A linguagem complicada dos seguros desmontada por João Martins, 'clarificador profissional' na Claro.pt + Quando o Ministério da Justiça decidiu simplificar a linguagem nas injunções, o pagamento voluntário das dívidas aumentou 68%, livrando os tribunais de mais processos. Convidada: a jurista Joana Fernandes, da agência Claro.pt + A mesma espcialista aborda os maus mas tambem os bons exemplos da comunicação da Admnistração Puublica em Portugal + A linguagem das polícias e o estranho caso da senhora que foi «autuada e coimada por estar dentro da viatura a fazer a ingestão do seu almoço» – contado por João Martins, da agência Claro.pt