Nos programas de rádio que a Associação Ciberdúvidas da Língua Portuguesa produz para a rádio pública portuguesa têm destaque na presente semana um curso para professores de Português como Língua Estrangeira/não Materna realizado nos finais de novembro de 2019 e a publicação de um livro do escritor e embaixador brasileiro Lauro Moreira, inspirado em Machado de Assis.
* O Língua de Todos vai para o ar na RDP África na sexta-feira, 13 de dezembro, pelas 13h20* (repetido no sábado, dia 14 de dezembro, depois do noticiário das 09h00). O Páginas de Português é transmitido pela Antena 2, no domingo, 15 de dezembro, pelas 12h30* (é repetido no sábado seguinte, dia 21 de dezembro, às 15h30). Hora oficial de Portugal continental, ficando ambos os programas disponíveis posteriormente aqui e aqui.
Em Portugal, os nomes próprios mais atribuídos em 2019 no registo de recém-nascidos foram, para as meninas, foram Maria, Leonor e Matilde, enquanto, entre os meninos, Francisco foi o preferido, seguido de João e Santiago. Já no Brasil Helena, Alice, Laura, Miguel, Arthur¹ e de Heitor foram os preferidos dos novos papás.
1 A forma portuguesa é Artur, mas a onomástica pessoal mostra certa flexibilidade (sobre a grafia dos nomes próprios pessoais, ver documento do Instituto dos Registos e do Notariado).
A publicação de um livro do escritor e embaixador brasileiro Lauro Moreira, que se inspirou na obra de Machado de Assis, e a organização, pelo Instituto Internacional da Língua Portuguesa, um curso para professores de Português como Língua Estrangeira/não Materna são, na presente semana, os temas centrais dos programas de rádio que a Associação Ciberdúvidas da Língua Portuguesa produz para a rádio pública portuguesa.
* O Língua de Todos vai para o ar na RDP África na sexta-feira, 6 de dezembro, pelas 13h20* (repetido no sábado, dia 7 de dezembro, depois do noticiário das 09h00). O Páginas de Português é transmitido pela Antena 2, no domingo, 8 de dezembro, pelas 12h30* (é repetido no sábado seguinte, dia 14 de dezembro, às 15h30). Hora oficial de Portugal continental, ficando ambos os programas disponíveis posteriormente aqui e aqui.
Um curso-relâmpago de esperanto vai ser ministrado no dia 5 de dezembro de 2019 na Universidade Lusíada, em Luanda (Angola). A sessão é dedicada ao ensino da língua internacional esperanto, com a particularidade de, na segunda parte, ter incidência sobre terminologia jurídica em Esperanto, própria para redação de contratos, actas, estatutos ou peças processuais. Numa outra perspectiva, está prevista para o 1.º trimestre de 2020 uma palestra seguida de colóquio, subordinada ao tema “O Direito à Língua como direito do Homem e dos Povos – a nível parental, oficial e pan-veicular. UNESCO e prospectivada ordem linguísticas planetária”. São duas inciaitivas pioneiras em Angola, que afinam com o Direito Comparado e a Legística.
Na presente semana, o significado da consagração do Dia Internacional da Língua Portuguesa e a Conferência Internacional das Línguas Portuguesa e Espanhola (CILPE 2019) são temas de realce nos programas que a Associação Ciberdúvidas da Língua Portuguesa produz para a rádio pública portuguesa.
* O Língua de Todos vai par o ar na RDP África na sexta-feira, 29 de novembro, pelas 13h20* (repetido no sábado, dia 30 de novembro, depois do noticiário das 09h00). O Páginas de Português é transmitido pela Antena 2, no domingo, 1 de dezembro, pelas 12h30* (é repetido no sábado seguinte, dia 7 de dezembro, às 15h30). Hora oficial de Portugal continental, ficando ambos os programas disponíveis posteriormente aqui e aqui.
Notícia do Jornal de Notícias de 25 de novembro de 2019 sobre a proclamação e ratificação pela UNESCO do Dia Mundial da Língua Portuguesa a 5 de maio, facto igualmente assinalável por se tratar da primeira vez que se institui este tipo de comemoração para uma língua que (ainda) não tem estatuto oficial na referida organização. Junta-se ainda outra peça publicada em 26 de novembro de 2019 no mesmo jornal e da autoria do jornalista Sérgio Almeida, à volta da avaliação que se pode fazer do contributo desta data festiva para a promoção do português à escala mundial.
A comemoração dos 10 anos de criação da cátedra de Português Língua Segunda e Estrangeira, da Faculdade de Letras e Ciências Sociais da Universidade Eduardo Mondlane, e o livro Camões Conseguiu Escrever Muito para Quem Só Tinha um Olho, de Lúcia Vaz Pedro, constituem os tópicos em destaque nos programas que a Associação Ciberdúvidas da Língua Portuguesa produz para a rádio pública portuguesa.
* O Língua de Todos é transmitido RDP África na sexta-feira, dia 22 de novembro, pelas 13h20* (repetido no sábado, dia 23 de novembro, depois do noticiário das 09h00). O Páginas de Português tem nova emissão na Antena 2, no domingo, 24 de novembro, pelas 12h30* (é repetido no sábado seguinte, dia 30 de novembro, às 15h30). Hora oficial de Portugal continental, ficando ambos os programas disponíveis posteriormente aqui e aqui.
«Abordar a situação das duas línguas e a sua maior promoção para contribuir a reforçar o bilinguismo na região e a internacionalização do português e do espanhol, em benefício das suas comunidades falantes que, em seu conjunto, envolve uma comunidade de 800 milhões de pessoas» – é o objetivo central desta iniciativa da Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura
O Dia Mundial da Língua Portuguesa, que vai passar a ser comemorado todos os anos a 5 de maio, constitui, nesta semana, o tema mais saliente dos programas de rádio que a Associação Ciberdúvidas da Língua Portuguesa produz para a rádio pública portuguesa.
* O Língua de Todos, é transmitido RDP África na sexta-feira, dia 15 de novembro, pelas 13h20* (repetido no sábado, dia 16 de novembro, depois do noticiário das 09h00). O Páginas de Português tem nova emissão na Antena 2, no domingo, 17 de novembro, pelas 12h30* (é repetido no sábado seguinte, dia 23 de novembro, às 15h30). Hora oficial de Portugal continental, ficando ambos os programas disponíveis posteriormente aqui e aqui.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações