Os investigadores Bruno P. Carvalho, Pedro Freitas, Miguel Herdade, Susana Peralta e Ana Balcão Reis propuseram, em 25 de março de 2021, ao Governo português uma estratégia de recuperação de aprendizagens para os alunos do 1.º ano ao 9.º ano. A linha de ação inclui campos de férias e atividades de tempos livres (ATL), a introdução de programas de tutoria às disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, assim como a criação de escolas de verão.
Este plano decorre de estudos que têm demonstrado que houve perdas de aprendizagens como consequência da covid-19, obrigando muitos estudantes a terem aulas à distância, a partir de casa. Os académicos preveem duas aulas semanais, integradas no horário escolar de Português – que se estima chegarem a cerca de 125 mil alunos – e Matemática – que chegariam a 273 mil alunos –, com duração entre 30 minutos e uma hora, para «pequenos grupos» de três a cinco alunos do ensino básico, durante pelo menos 12 semanas.
Mais informação nos jornais Expresso e Público do dia 21 de março de 2021.