A Ciberescola da Língua Portuguesa e o Cibercursos da Língua Portuguesa passam a disponibilizar todos os conteúdos interativos para o utilizador comum, mediante autorregisto. Dois tutoriais para mostrar como aceder aos materiais destas duas plataformas.
A comemoração dos quarenta anos de publicação do Jornal de Letras, Artes e Ideias é o tema comum em destaque nos programas que a Associação Ciberdúvidas da Língua Portuguesa produz para a rádio pública portuguesa,.
O programa Língua de Todos, vai para o ar na RDP África, na sexta-feira, dia 20 de março, pelas 13h20* (é repetido no sábado, dia 21 de março, depois do noticiário das 09h00). O Páginas de Português é transmitido pela Antena 2, no domingo, dia 22 de março, pelas 12h30* (com repetição no sábado, dia 27 de março, às 15h30).
*Hora oficial de Portugal continental, ficando ambos os programas disponíveis posteriormente aqui e aqui.
Nos programas que a Associação Ciberdúvidas da Língua Portuguesa produz para a rádio pública portuguesa, em destaque algumas questões do idioma comum e a situação do português na Guiné Equatorial.
O programa Língua de Todos, vai para o ar na RDP África, na sexta-feira, dia 13 de março, pelas 13h20* (é repetido no sábado, dia 14 de março, depois do noticiário das 09h00). O Páginas de Português é transmitido pela Antena 2, no domingo, dia 15 de março, pelas 12h30* (com repetição no sábado, dia 20 de março, às 15h30).
*Hora oficial de Portugal continental, ficando ambos os programas disponíveis posteriormente aqui e aqui.
As obras Assim Nasceu uma Língua, do linguista Fernando Venâncio, e o Dicionário do Falar Raiano de Marvão, de Teresa Simão, constituem os principais temas dos programas que a Associação Ciberdúvidas da Língua Portuguesa produz para a rádio pública portuguesa.
O programa Língua de Todos, vai para o ar na RDP África, na sexta-feira, dia 6 de março, pelas 13h20* (é repetido no sábado, dia 7 de março, depois do noticiário das 09h00). O Páginas de Português é transmitido pela Antena 2, no domingo, dia 8 de março, pelas 12h30* (com repetição no sábado, dia 14 de março, às 15h30).
*Hora oficial de Portugal continental, ficando ambos os programas disponíveis posteriormente aqui e aqui.
O ensino do português em Angola e a obra Assim Nasceu uma Língua, do linguista Fernando Venâncio, constituem os principais temas dos programas que a Associação Ciberdúvidas da Língua Portuguesa produz para a rádio pública portuguesa.
O programa Língua de Todos, vai para o ar na RDP África, na sexta-feira, dia 28 de fevereiro, pelas 13h20* (é repetido no sábado, dia 29 de fevereiro, depois do noticiário das 09h00). O Páginas de Português é transmitido pela Antena 2, no domingo, dia 1 de março, pelas 12h30* (com repetição no sábado, dia 7 de março, às 15h30).
*Hora oficial de Portugal continental, ficando ambos os programas disponíveis posteriormente aqui e aqui.
Nos programas que a Associação Ciberdúvidas da Língua Portuguesa produz para a rádio pública portuguesa, um tema comum: a leitura.
O programa Língua de Todos, vai para o ar na RDP África, na sexta-feira, dia 21 de fevereiro, pelas 13h20* (é repetido no sábado, dia 22 de fevereiro, depois do noticiário das 09h00). O Páginas de Português é transmitido pela Antena 2, no domingo, dia 23 de fevereiro, pelas 12h30 (com repetição no sábado, dia 29 de fevereiro, às 15h30). Hora oficial de Portugal continental, ficando ambos os programas disponíveis posteriormente aqui e aqui.
Tema comum aos programas* produzidos pela Associação Ciberdúvidas da Língua Portuguesa para a rádio pública portuguesa: a vida e obra do filólogo e académico português João Malaca Casteleiro (1936 – 2020).
*O programa Língua de Todos, vai para o ar na RDP África, na sexta-feira, dia 14 de fevereiro, pelas 13h20* (é repetido no sábado, dia 15 de fevereiro, depois do noticiário das 09h00). O Páginas de Português é transmitido pela Antena 2, no domingo, dia 16 de fevereiro, pelas 12h30 (com repetição no sábado, dia 22 de fevereiro, às 15h30). Hora oficial de Portugal continental, ficando ambos os programas disponíveis posteriormente aqui e aqui.
«Foi um privilégio tê-lo como marido, pai, sogro e avô, e sentiremos sempre a falta da sua calma, da sua candura e do seu cuidado com os outros, assim como lembraremos, e teremos como exemplo, a sua perseverança e discrição ao longo da vida e também na doença» – escrevem neste texto-agradecimento os familiares mais próximos do filólogo e académico português João Malaca Casteleiro – falecido no dia 7 do presente mês de fevereiro de 2020 –, cujas cerimónias fúnebres, de natureza privada, tiveram lugar na segunda-feira seguinte.
Faleceu em 7 de fevereiro de 2020 o filólogo João Malaca Casteleiro, cuja obra em vai muitíssimo além da sua participação por Portugal, na equipa que elaborou a nova reforma ortográfica da língua portuguesa, a começar pelo primeiro grande dicionário de português publicado em Portugal — o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia das Ciências de Lisboa, infelizmente nunca atualizado, como ele tanto batalhou em vida — e a sua sequência, o Dicionário da Língua Portuguesa Medieval, ultimado ainda em vida, com a professora Lurdes Crispim.
Natural de Teixoso (Covilhã), licenciou-se em Filologia Românica, em 1961, e obteve o doutoramento pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em 1979, tornando-se seu professor catedrático nem 1981 e membro da Academia das Ciências de Lisboa.
Com a devida vénia, transcreve-se o obituário da autoria do jornalista Vítor Belanciano, no jornal Público.
Em memória do João Malaca Casteleiro, leia-se, na rubrica O Nosso Idioma, a evocação da linguista Margarita Correia.
A elaboração de uma norma-padrão moçambicana da língua portuguesa e um curso de escrita criativa numa universidade de Lisboa constituem os principais temas dos programas que a Associação Ciberdúvidas da Língua Portuguesa produz para a rádio pública portuguesa.
O programa Língua de Todos, vai para o ar na RDP África, na sexta-feira, dia 7 de fevereiro, pelas 13h20* (é repetido no sábado, dia 8 de fevereiro, depois do noticiário das 09h00). O Páginas de Português é transmitido pela Antena 2, no domingo, dia 9 de fevereiro, pelas 12h30 (com repetição no sábado, dia 15 de fevereiro, às 15h30). Hora oficial de Portugal continental, ficando ambos os programas disponíveis posteriormente aqui e aqui.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações