Informação relacionada sobre todos os temas relativos à Lingua Portuguesa
Mais de meio milhão fala português nos EUA
A língua portuguesa é o 12.º idioma mais falado nos EUA, com exactamente 564 630 falantes entre cerca de 280 milhões de habitantes norte-americanos, revela um estudo que analisa também os vários grupos populacionais. O estudo, "Language Use and English Speaking Ability: 2000", acaba de ser divulgado, segundo uma notícia da Agência Estado, do Brasil.
De acordo com o Censo de 2000, residem nos Estados Unidos 1 177 112 pessoas de origem portuguesa, 181 076 de origem brasileira e 77 103 de orig...
Licenciatura Espaço Lusófono
Espaço Lusófono é uma das 10 novas licenciaturas da Universidade Lusófona, em Lisboa, cujas inscrições se encontram abertas (Campo Grande, 376 – 1749-024 Lisboa). Ciências das Religiões, Ciência Política, Ciências da Educação, Filosofia, Geografia e Desenvolvimento Regional, História (Variantes: Património e Espaço Lusófono), L.L.M. – Estudos Portugueses e Russos (primeira e única licenciatura das universidades portuguesas), Serviço Social, Sociologia e Tradutores e Intérpretes são as 10 lice...
Como se fala e se escreve o português nos "media", em Portugal?
Estudos desenvolvidos no Projecto/Projeto REDIP:
– Transcrição Ortográfica de Textos Orais: Problemas e Perspectivas. Comunicação de Maria Celeste Ramilo e Tiago Freitas, apresentada no Encontro Comemorativo do 25.º Aniversário do Centro de Linguística da Universidade do Porto, em 2001.
Governo português questionado por causa do anómalo Kinas
A utilização do termo "Kinas" para designar a mascote oficial do Campeonato Europeu de Futebol, "UEFA Euro 2004", motivou um requerimento ao Governo português, subscrito por sete deputados do Grupo Parlamentar do Partido Socialista. Nesse requerimento, que a seguir se transcreve na íntegra, os deputados Luiz Fagundes Duarte, Rosalina Martins, Cristina Granada, Edite Estrela, Isabel Pires de Lima, Manuela Melo e Augusto Santos Silva querem saber, nomeadamente: «No caso de o Governo [português]...
Albufeira também multa erros de Português na via pública
Como no Rio de Janeiro (ver notícia do dia 18/12/2002), Albufeira decretou também "limpeza geral" aos erros de Português escritos nos cartazes publicitários espalhados nas ruas da cidade algarvia, bem como nas ementas dos restaurantes, muitas das quais até redigidas só em Inglês. «As coimas ainda não estão definidas, mas vão existir para os prevaricadores do mau uso da língua portuguesa», promete Desidério Jorge da Silva, o presidente da Câmara [prefeito] de Albufeira.
Multa para erros públicos de Português
César Maia, prefeito do Rio de Janeiro, avançou com uma coima a favor da língua portuguesa: por cada erro gramatical no espaço público da capital carioca (painéis publicitários, inscrições comerciais e estaduais, etc.), quem escrever "com os pés", pagará uma multa no equivalente a 55 euros.
Tem a palavra a Academia O Dicionário da Academia, em nova edição
Os interessados em obter a nova edição do Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea vão ter de desembolsar 25 000$00, levar para casa dois grossos volumes que totalizam 3809 páginas e adentrar (registado no dicionário com abonação retirada de Camilo Castelo Branco) nas 70 000 entradas lexicais, 33 000 abonações linguístico-literárias de autores contemporâneos, cerca de 270 000 vocábulos com as suas combinações do português falado nos quatro contine...
"Dicionário Houaiss" unifica língua portuguesa
Obra com 228 mil verbetes para 220 milhões de lusófonos
O mais completo dicionário da língua portuguesa, o Dicionário Houaiss, chegará às livrarias no segundo semestre [de 2001], anuncia a editora [brasileira] Objetiva, do Rio de Janeiro. A primeira versão dos originais foi concluída em dezembro, quando a última das letras trabalhadas, a T, foi entregue pelo Instituto Antonio Houaiss, que prepara o dicionário, ao editor Roberto Feith. (...)
Seminário sobre tradutores e comunicação social * A apologia da legenda
A legendagem, dizem os tradutores, é mais didáctica que a dobragem. Baixa os níveis de iliteracia, propicia a leitura e estimula a relação com a língua. Mas ambos os sistemas são falíveis e, por vezes, deturpadores de sentido. Em Portugal, onde o uso das legendas é predominante, TVI e TV Cabo são quem comete os piores atropelos.
