Mudança e Variação nas Línguas Românicas
Vai ter lugar, nos dias 13, 14 e 15 de Dezembro, na Faculdade de Letras do Porto, o Colóquio Internacional Mudança e Variação nas Línguas Românicas — um evento organizado pela Secção de Linguística e pelo Centro de Linguística da Faculdade de Letras do Porto. Do programa há a relevar a participação de Rosa Virgínia Mattos e Silva e de Gian Paolo Salvi.
Informação relacionada sobre todos os temas relativos à Lingua Portuguesa
Mudança e Variação nas Línguas Românicas
Vai ter lugar, nos dias 13, 14 e 15 de Dezembro, na Faculdade de Letras do Porto, o Colóquio Internacional Mudança e Variação nas Línguas Românicas — um evento organizado pela Secção de Linguística e pelo Centro de Linguística da Faculdade de Letras do Porto. Do programa há a relevar a participação de Rosa Virgínia Mattos e Silva e de Gian Paolo Salvi.
Pronúncias e variantes dialectais no Páginas de Português no domingo às 17 horas
O programa Páginas de Português, neste domingo, dia 14 de Outubro, às 17 horas, na Antena 2, dedicará a sua emissão às pronúncias e às variantes dialectais do português de Portugal – de Coimbra a Lisboa, do Alentejo ao Algarve, passando pela Madeira e pelos Açores.
O sítio do mirandês
O Instituto de Desenvolvimento Social criou o sítio Mirandês na Net, disponibilizando não apenas diferentes suportes para ensino/aprendizagem do mirandês – guia de conversação, registo de diálogos, dicionário (em construção) – mas também contos populares e pequenas histórias em registo áudio.
O mirandês é língua oficial desde 1999. Estima-se que o número de falantes se situe entre as 6000 e as 10 000 pessoas, a maioria das quais é bilíngue ou trilingue.
[Ver, ainda: Síto de I Mirandés]
Cf.: É preciso proteger o mirandês + Primeiro livro em mirandês chega ao mercado nacional
Mário Moutinho é o novo reitor da Universidade Lusófona, em Lisboa e Fernando Santos Neves passa a reitor da Lusófona do Porto
O Professor Mário Moutinho é o novo reitor da Universidade Lusófona, após a cerimónia ocorrida no dia 4 de Outubro p. p. O anterior reitor, Professor Fernando dos Santos Neves, passou a dirigir a Universidade Lusófona do Porto.
Observatório de Neologia do Português
O Observatório de Neologia do Português (ONP) é um projecto do Instituto de Linguística Teórica e Computacional, em funcionamento desde 2004, coordenado por Margarita Correia. Este projecto está integrado da rede de observatórios de NEOROM — Neologia das Línguas Românicas, em que participam equipas de português, catalão, espanhol, francês, italiano e romeno.
O objectivo do NEOROM é recolher dados de imprensa de modo a dar conta da actuação lexical das línguas românicas na produção de neologismos.
Conferência sobre o Ensino do Português no programa Língua de Todos
A emissão do programa Língua de Todos, na segunda-feira, dia 8 de Outubro, depois das 19h15 (hora de Portugal), na RDP-África, consistirá numa conversa com o Professor Carlos Reis, centrada nas recomendações da recém-realizada Conferência sobre o Ensino do Português, de aplicação urgente nos PALOP.
O projecto da Escola Móvel no Páginas de Português no domingo às 17 horas
O programa Páginas de Português, neste domingo, dia 7 de Outubro, às 17 horas, na Antena 2, dedicará a sua emissão à polémica entre os que defendem a designação “urbanistas” e aqueles que preferem “planeadores do território”; falar-se-á, também, dos principais dicionários de língua portuguesa. Abordará, ainda, o projecto da Escola Móvel, experiência inovadora de ensino a distância para alunos impossibilitados de frequentarem a sala de aulas tradicional.
Uma (exemplar) decisão política
Lisboa, 03 Out (Lusa) – A decisão de um governador brasileiro de limitar a utilização do gerúndio, por ser uma forma verbal associada à ineficiência, é considerada por linguistas portugueses como unicamente política, visto que é uma construção verbal existente no português.
O governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, demitiu por decreto o uso do gerúndio nos órgãos do governo e proibiu o uso do gerúndio para desculpa de ineficiência.
Brasília: Arruda proíbe gerúndio
O governador de Brasília, José Roberto Arruda, do Partido Democrata, proibiu por decreto o uso do gerúndio no funcionalismo público da cidade.
De acordo com seus assessores, José Roberto Arruda tomou a decisão porque já não suportava ouvir, quando questionava sobre resultados de projectos, respostas como: «Vou estar terminando», «Vou estar concluindo» ou «Vou estar informando».
Ler também: Governo do DF diz que demissão do "gerúndio" foi um recado oficial
Nos 90 anos de Óscar Lopes
No dia do seu aniversário, Óscar Lopes foi homenageado com a inauguração de monumento e de uma avenida em Leça da Palmeira.
As cerimónias de homenagem prosseguem dia 10, com a divulgação do vencedor do Prémio de Ensaio Óscar Lopes e com o lançamento da obra Óscar Lopes, Um Homem Maior do que o Seu Tempo.
