Informação relacionada sobre todos os temas relativos à Lingua Portuguesa
O III Encontro de Professores de Literaturas Africanas no programa Língua de Todos
A emissão do programa Língua de Todos, no sábado, dia 17 de Novembro, depois das 9h10 (hora de Portugal), na RDP-África, constará de uma conversa com Ana Mafalda Leite, Inocência Mata e Luís Kandjimbo que falarão sobre o III Encontro de Professores de Literaturas Africanas, a decorrer no Rio de Janeiro de 21 a 24 de Novembro.
Centenário do nascimento de Rebelo Gonçalves
Assinala-se a 15 de Novembro o centenário do nascimento do filólogo e lexicógrafo Francisco Rebelo Gonçalves.
Esta é uma oportunidade para sublinhar a necessidade de reedição e revisão das suas duas grandes obras de referência: Tratado de Ortografia da Língua Portuguesa (1947) e Vocabulário da Língua Portuguesa (1966), não incluídas na edição da Obra Completa — Francisco Rebelo Gonçalves (3 vols.), da Fundação Calouste Gulbenkian (1995-2002).
O centenário de Rebelo Gonçalves no Páginas de Português no domingo às 17 horas
O programa Páginas de Português, neste domingo, dia 11 de Novembro, às 17 horas, na Antena 2, é dedicado ao centenário do filólogo e lexicólogo português F. Rebelo Gonçalves, autor do “Tratado de Ortografia da Língua Portuguesa” e “Vocabulário da Língua Portuguesa”, obras maiores da língua portuguesa, há muito esgotadas. Esta emissão tem ainda outros temas ...
A presidente do Instituto Internacional da Língua Portuguesa no programa Língua de Todos
A emissão do programa Língua de Todos, no sábado, dia 10 de Novembro, depois das 9h10 (hora de Portugal), na RDP-África, será totalmente preenchida com uma entrevista à presidente do Instituto Internacional da Língua Portuguesa, a linguista angolana Amélia Mingas.
Notícias // Provas/Exames - 2007
A escrita e a gramática nas provas de aferição – 2007 O jornal Público, na edição de 7/11/07, revela os resultados do primeiro relatório nacional sobre as provas de aferição dos 4.º e 6.º anos do ensino básico em Portugal. No que toca à prova de Língua Portuguesa, ficam claros os fracos resultados relativos à competência da expressão escrita (ver quadro abaixo), para o que contribuíram falhas de selecção de vocabulário, erros de pontuação, articulação textual precária, redundâncias e falta de pertinência informativa.
Previsões sobre a língua portuguesa até 2050
A língua portuguesa vai estar em crescimento até 2050, será falada maioritariamente por brasileiros e tornar-se-á a segunda língua em África por motivos políticos e económicos — defendeu o linguista e escritor britânico David Graddol, que participou no colóquio “Promoção da Língua Portuguesa no Mundo”, promovida pela Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento.
Notícia da agência Lusa, transcrita aqui.
Governo uruguaio torna obrigatório ensino do português
Segundo uma notícia do Correio da Manhã, a língua portuguesa passará a ser disciplina obrigatória para os estudantes uruguaios do 6.º ano a partir de 2008.
Até aqui, o ensino do português era facultativo. O ensino bilingue (do espanhol e do português) é importante para os luso-descendentes e, naturalmente, para as relações Brasil-Uruguai.
Ler também: Governo uruguaio torna obrigatório ensino do português
Prémio de Linguística Lindley Cintra 2006 no Páginas de Português no domingo às 17 horas
O programa Páginas de Português, neste domingo, dia 4 de Novembro, às 17 horas, na Antena 2, tem como tema central uma conversa com o professor universitário Augusto Soares da Silva, galardoado com o Prémio Internacional de Linguística Lindley Cintra de 2006, da Sociedade da Língua Portuguesa, pela seu livro “O Mundo dos Sentidos - Polissemia, semântica e cognição”. Evocar-se-á, ainda, a vida e a obra do embaixador José Aparecido de Oliveira, com um depoimento do jornalista Alípio de Freitas.
Evocação de José Aparecido de Oliveira no programa Língua de Todos
A emissão do programa Língua de Todos, no sábado, dia 3 de Novembro, depois das 19h10 (hora de Portugal), na RDP-África, é totalmente dedicada à memória do embaixador José Aparecido de Oliveira, criador da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Assim, contará com depoimentos do embaixador brasileiro Lauro Moreira (que falará ainda da importância do Acordo Ortográfico nos PALOP) e dos jornalistas José Carlos de Vasconcelos e Alípio de Freitas.
