DÚVIDAS

ATUALIDADES

Informação relacionada sobre todos os temas relativos à Lingua Portuguesa

Notícias

Governo uruguaio torna obrigatório ensino do português

Segundo uma notícia do Correio da Manhã, a língua portuguesa passará a ser disciplina obrigatória para os estudantes uruguaios do 6.º ano a partir de 2008. Até aqui, o ensino do português era facultativo. O ensino bilingue (do espanhol e do português) é importante para os luso-descendentes e, naturalmente, para as relações Brasil-Uruguai. Ler também: Governo uruguaio torna obrigatório ensino do português

Notícias

Prémio de Linguística Lindley Cintra 2006 no Páginas de Português no domingo às 17 horas

O programa Páginas de Português, neste domingo, dia 4 de Novembro, às 17 horas, na Antena 2, tem como tema central uma conversa com o professor universitário Augusto Soares da Silva, galardoado com o Prémio Internacional de Linguística Lindley Cintra de 2006, da Sociedade da Língua Portuguesa, pela seu livro “O Mundo dos Sentidos - Polissemia, semântica e cognição”. Evocar-se-á, ainda, a vida e a obra do embaixador José Aparecido de Oliveira, com um depoimento do jornalista Alípio de Freitas.

Notícias

Evocação de José Aparecido de Oliveira no programa Língua de Todos

A emissão do programa Língua de Todos, no sábado, dia 3 de Novembro, depois das 19h10 (hora de Portugal), na RDP-África, é totalmente dedicada à memória do embaixador José Aparecido de Oliveira, criador da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Assim, contará com depoimentos do embaixador brasileiro Lauro Moreira (que falará ainda da importância do Acordo Ortográfico nos PALOP) e dos jornalistas José Carlos de Vasconcelos e Alípio de Freitas.

Notícias

Palavras muito usadas não têm som alterado

Estudo com 87 línguas mostra que, quanto mais uma palavra é usada, menos o som que a representa muda. Muitas coisas desgastam-se com o uso, mas palavras definitivamente não estão nessa lista. Estudo com 87 línguas (incluindo o português) e análise estatística cuidadosa do vocabulário de quatro delas — inglês, espanhol, russo e grego — mostra que, quanto mais uma palavra é usada, menos o som que a representa muda.
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa