Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Os crioulos de base lexical portuguesa e a plataforma digital Romanceiro.pt
Nos programas de rádio Língua de Todos e Páginas de Português
876

A língua portuguesa durante o processo histórico da expansão a partir do século XV deu origem a uma série de línguas novas os crioulos. Este é o tema central do programa Língua de Todos de sexta-feira, dia 14 de julho, às 13h15*, na RDP África, com repetição no sábado, dia 15 de julho, depois do noticiário das 09h00*. Uma conversa com a linguista Dulce Pereira sobre a génese dos crioulos de base lexical portuguesa e as suas perspetivas futuras.

 

Já no outro programa produzido pelo Ciberdúvidas para a rádio pública portuguesa – Páginas de Português (Antena 2, às 12h30*, com repetição no sábado seguinte, dia 23 de julho, às 15h30*) –, a professora universitária Sandra Boto, investigadora do Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC) da Universidade do Algarve,  fala  do Romanceiro.pt.

Iniciado em 2013, visa abrir o arquivo do Romanceiro Português a um público não especializado, disponibilizando, através de uma plataforma digital, com novos recursos e novas ferramentas de pesquisa que facilitem um acesso direto e documentado a mais de 10 000 versões de romances da tradição oral portuguesa, publicadas entre 1828 e 2010.

 

 *Hora oficial de Portugal continental, ficando ambos os programas disponíveis, posteriormente, aqui e aqui.