Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
O português, uma das 10 "Linguas para o Futuro",
e as suas variantes cariocas
Nos programas de rádio Língua de Todose Páginas de Português
359

♦ Um estudo do sobre as prioridades linguísticas do Reino Unido, intitulado “Línguas para o Futuro”, aponta o português como um dos 10 idiomas estrangeiros mais importantes nas próximas duas décadas. A língua de Camões, Guimarães Rosa, CraveirinhaMia Couto e tantos mais, vem assumindo, timidamente, é certo, um papel maior nas organizações internacionais. Sobre este assunto debruça-se o historiador Pedro Gomes Barbosa, professor da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, no programa Língua de Todos, na RDP África, transmitido na sexta-feira, dia 8 de dezembro, às 13h15*, com repetição no sábado, dia 9, depois do noticiário das 09h00*

* Hora oficial de Portugal continental, ficando o programa Língua de Todos disponível, posteriormente, aqui .

 

♦ António Correia de Pinho, autor de um Glossário de Termos de Petróleo, publicou outra obra relevante: Variantes Cariocas da Língua Portuguesa. As 1500 páginas desta obra exaustiva e singular estão em foco noprograma Páginas de Português, emitido na  Antena 2, no dia 10 de dezembro, às 12h30**, com repetição no sábado seguinte, dia 16 de dezembro, às 15h30**.

** Hora oficial de Portugal continental, ficando o programa Páginas de Português disponível, posteriormente, aqui.