♦ Premonitório, Alain Resnais, realizador francês assinou, faz tempo, um documentário intitulado As Estátuas Também Morrem. Agora, em tempo de protesto e de reivindicação, a iconoclastia faz contas com o desacerto da História e dos seus ressentimentos. Em Lisboa, em 11 de junho de 2020, atingiu o mais errado dos alvos na figura do Padre António Vieira. Dispensam-se comentários. Melhor é lê-lo, essa figura maior do século XVII luso-brasileiro, o Príncipe da Língua Portuguesa, no dizer de Fernando Pessoa.
No programa Língua de Todos, transmitido pela RDP África, na sexta-feira, dia 26 de junho ( depois do noticiário das 09h00*), convida-se o historiador e professor universitário José Eduardo Franco para falar de António Vieira e do seu legado linguístico-literário. A emissão inclui ainda a crónica da professora Carla Marques sobre as palavras consciência e desobediência, que marcaram também, em tempos e circunstâncias diferentes, os percursos de Vieira e do diplomata Aristides de Sousa Mendes.
* Este programa é repetido em 27/06 às 13h00 (hora oficial de Portugal continental), ficando depois disponível na RTP Play.
♦ O Camões – Instituto da Cooperação e da Língua lançou um guia de apoio ao Ensino de Português no Estrangeiro na sua plataforma de e-learning. Intitulado «Do presencial para o online – guia de apoio à rede EPE», o guia tem como primeiros destinatários os professores do EPE (Ensino Português no Estrangeiro), estando também disponível para docentes em geral, «fornecendo um apoio à adaptação para a modalidade de ensino online em que primordialmente se desenvolve».
No Páginas de Português**, que vai para o ar na Antena 2, no domingo, 28 de junho, às 12h30, Adelina Moura, colaboradora do Plano Nacional de Leitura 2027 e tutora da formação contínua de professores do Camões, fala sobre este projeto. O programa conta ainda com as crónicas da professora Carla Marques – sobre as palavras foco e fogo” a propósito dos convívios improvisados em espaços públicos e pelos fogos que abriram o verão – e da professora Margarita Correia, que esta semana se debruça sobre o ensino de Português Língua Não Materna em Portugal.
**'Com repetição no sábado seguinte, dia 04/07, às 15h30. Hora oficial de Portugal continental, ficando o programa Páginas de Português disponível posteriormente aqui.