O futuro dos crioulos cabo-verdianos e o ensino globalizado do português como língua não materna - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
O futuro dos crioulos cabo-verdianos e o ensino globalizado do português como língua não materna
nos programas de rádio A Língua de Todos e Páginas de Português
168

♦ Como surgem as línguas crioulas? Estarão os crioulos fadados ao esquecimento? Vão desaparecer? Em Cabo Verde, o crioulo tem o estatuto de língua oficial, a par do português, e é o idioma materno, nas suas pequenas variantes, da maioria da população do arquipélago. Mas que definição é essa, a dos crioulos? São estas as questões abordadas numa conversa com a linguista Dulce Pereira (CELGA-ILTEC) no programa Língua de Todos, transmitido pela RDP África, na sexta-feira, dia 30 de agosto, às 13h20 (com repetição no sábado, dia 31 de agosto, depois do noticiário das 9h00*).

Na imagem, anúncio em crioulo da ilha de S. Vicente, em Cabo Verde (fonte: Wikipédia).

* Hora oficial de Portugal continental, ficando o programa Língua de Todos disponível, posteriormente, aqui

♦ Cada vez mais global, o ensino do português passa hoje por experiências que variam consoante a latitude e a cultura onde a língua se insere. Partindo desta constatação, Paulo Osório (Universidade da Beira Interior) e Luís Gonçalves (Universidade de Princeton, EUA) coordenaram a obra O Ensino do Português como Língua não Materna: metodologias estratégicas e abordagens de sucesso, que reúne um conjunto de artigos que abordam a temática do ensino do português como língua estrangeira (PLE). Trata-se de um livro que propõe abordagens e reflexões muito variadas, a propósito de experiências desenvolvidas em contextos tão variados como a Universidade de Princeton, a Hankuk University of Foreign Studies (Coreia do Sul), várias universidades do Brasil (a Universidade Federal do Ceará, a Universidade Federal do Pará e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro), abarcando ainda as realidades de Timor-Leste e de Macau/China (ver também apresentação de Carla Marques na Montra de Livros). Para sabermos mais sobre este livro, um dos seus coordenadores, o professor Paulo Osório, é o convidado especial do programa Páginas de Português, que vai para o ar na Antena 2, no domingo, dia 1 de setembro, às 12h30** (com repetição no sábado seguinte, 7 de setembro, às 15h30**).

** Hora oficial de Portugal continental, ficando o programa Páginas de Português disponível, posteriormente, aqui.