Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
O ensino do Português em África, o Dicionário de Personagens da Ficção Portuguesa e o equívoco recorrente entre língua e ortografia
Nos programas de rádio Língua de Todos e Páginas de Português
871

Temas dos dos programas da presente semana produzidos pelo Ciberdúvidas para a rádio pública portuguesa:

♦ No programa Língua de Todos (sexta-feira, dia 4 de agosto, às 13h15*, RDP África, com repetição no sábado, dia 5 de agosto, depois do noticiário das 09h00*), dá-se destaque ao ensino do Português Língua não Materna em contexto africano. Em análise estão os meios institucionais diversos de cada um dos países de língua oficial portuguesa e seus contributos para que a fala comum adquira contornos particulares, adaptadas às realidades e aos públicos respetivos. Nesta emissão, a investigadora e filóloga Maria Helena Ança contextualiza as variações próprias dos lugares onde é falada, características que se foram desenhando, ao longo dos séculos, por encontros e cruzamentos com outras línguas.

♦ No programa Páginas de Português  (emitido no domingo, dia 6 de agosto, na Antena 2, às 12h30*, com repetição no sábado seguinte, dia 12 de agosto, às 15h30*)  dá-se realce à publicação em linha do Dicionário de Personagens da Ficção Portuguesa, uma iniciativa do Centro Virtual Camões. Enumeram-se algumas figuras da ficção portuguesa, a personagem como categoria narrativa, a literatura portuguesa como campo literário; a história dela e os estudos narrativos, com o excurso histórico, a interdisciplinaridade, a língua. Numa conversa com o professor Carlos Reis, fala-se desta obra e como se pode utilizá-la. Nesta mesma emissão, passará ainda um depoimento da professora Maria Helena Mira Mateus sobre a confusão entre ortografia e língua – equívoco recorrente em muitas das críticas ao Acordo Ortográfico.

* Hora oficial de Portugal continental, ficando ambos os programas disponíveis, posteriormente, aqui e aqui.