O Museu Virtual da Lusofonia (MVL) vai ser apresentado no sítio eletrónico Google, Arts & Culture durante uma cerimónia realizada em 4 de setembro de 2020 no Museu Nogueira da Silva, em Braga, e transmitida em linha.
Trata-se de uma iniciativa do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho, com vista a promover a cooperação académica, em ciência, ensino e artes, no espaço dos países de língua portuguesa e das suas diásporas. Pretende-se também que seja «a constituição de um espaço transcultural e transnacional, aberto à participação ativa dos cidadãos, divulgando materiais artísticos e culturais dos países de língua portuguesa, das suas diásporas e de regiões como a Galiza, Goa e Macau, que exprimem a diversidade das culturas deste espaço e dão forma à memória coletiva destas comunidades e à sua identidade plural», lê-se no texto de divulgação do projeto.
A cerimónia de apresentação vai ser transmitida em direto no canal do YouTube do MVL, bem como na rede social Facebook deste museu e do CECS. O evento conta com a presença do ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, do reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira de Castro, da representante da Google Arts & Culture, Helena Martins, e do diretor do Museu Virtual da Lusofonia, Moisés de Lemos Martins, que é também diretor do CECS.
Notícia do Diário do Minho de 1 de setembro de 2020.