DÚVIDAS

ATUALIDADES

Notícias

Guerra é a Palavra do Ano de 2022, em Portugal

Inflação e urgências votadas a seguir

Guerra foi o vocábulo mais votado na edição de 2022 da Palavra do Ano em Portugal, um passatempo organizado pela Porto Editora. O anúncio foi feito em 5 de janeiro de 2023 pela referida casa editora, que contou com mais de 36 000 participantes nesta sua iniciativa.

Com 53% dos votos, guerra foi escolhida para integrar uma lista de dez palavras, votada de 1 a 31  de dezembro, pelo motivo da «invasão da Ucrânia pela Rússia [que] deu início ao maior conflito militar na Europa desde a Segunda Guerra Mundial [1939-1945]». No segundo lugar, com 18% votos, ficou o vocábulo inflação e, em terceiro, urgências, que obteve 6,6%.

Este passatempo decorre igualmente em Angola e Moçambique, promovido pela Plural Editores (Grupo Porto Editora), que divulgará os resultados ainda em janeiro de 2023.

Pormenores nas páginas da Porto Editora, bem como nas notícias de 5 de janeiro de 2023 da agência Lusa e do jornal Público.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa