Um pólo de formação em Tecnologias de Informação e Comunicação visando o combate à infoexclusão das pessoas com deficiências e incapacidades passou a funcionar em Cascais, graças ao apoio da Fundação Vodafone Portugal.
A parceria estabelecida com o município local permitiu dotar a Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Cascais (CERCICA) de um Centro de Recursos TI para a Inclusão. Equipado com a mais moderna tecnologia, adaptada a várias incapacidades, estará aberto não só aos cerca de 200 alunos da CERCICA mas também a um conjunto alargado de professores, formadores, monitores e a toda a comunidade no sentido de potenciar as excelentes oportunidades que as Tecnologias de Informação proporcionam para aumentar a autonomia pessoal do cidadão com deficiência.
O centro funcionará numa sala de formação com equipamento informático e periféricos adaptados a problemas neuromotores, cognitivos e visuais e com software específico de comunicação facilitador da utilização dos equipamentos por todas as pessoas com deficiências e incapacidades.
A formação, a cargo de técnicos da Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular do Ministério da Educação português, permitirá adquirir aprendizagens básicas de autonomia, formação inicial em TI para pessoas com necessidades educativas especiais na óptica do utilizador e formação contínua em TI de cidadãos activos com deficiência.