A Fundação Vodafone Portugal e o Instituto Português do Sangue (IPS) acabam de estabelecer um protocolo de cooperação para a promoção , via SMS e a nível nacional , da doação de sangue .
No âmbito deste protocolo , os dadores registados na Base de Dados do Instituto Português do Sangue serão notificados da presença de uma brigada de recolha na proximidade da zona onde residem ou onde doam sangue , através de SMS e não da tradicional carta de correio .
Assegura-se, deste modo , uma maior taxa de entrega de notificações e, consequentemente, um maior número de doações .
A receptividade dos dadores a este canal de comunicação , bem como os seus aspectos operacionais , foi testada no Centro Regional de Sangue do Porto . Os resultados obtidos permitem concluir a favor da extensão a nível nacional desta forma de comunicação entre o Instituto Português do Sangue e os dadores registados.
A utilização de SMS poderá potenciar a riqueza da Base de Dados de Dadores do Instituto , pois permitirá, por exemplo , notificar os dadores de um tipo especial de sangue , necessário em determinado local , num espaço de tempo reduzido.
O apoio da Fundação Vodafone Portugal traduz-se no financiamento de todas as comunicações SMS do Instituto Português do Sangue para os seus dadores, bem como da aplicação informática que suporta a ligação da Base de Dados de Dadores a qualquer rede móvel nacional .
Para quaisquer esclarecimentos adicionais, contacte-se a Direcção de Comunicação Institucional, Apoio à Gestão e Responsabilidade Social da Vodafo ne Portugal, através do telefone (rede de Portugal) 210.915.219, do fax 210.915.480 ou pelo endereço electrónico press.pt@vodafone.com