A Fundação Vodafone Portugal e a Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular do Ministério da Educação acabam de assinar uma adenda ao protocolo de cooperação no projecto Escola Móvel.
A Escola Móvel é um sistema de ensino a distância que, neste ano, será alargado a diversas situações de impedimento de frequência escolar presencial. Esta parceria assegura aos filhos de famílias com actividades itinerantes, designadamente da população circense e feirante, o acesso, a continuidade e a conclusão do ensino básico, contribuindo para a materialização do direito de todos os jovens à educação e à igualdade de oportunidades.
Recorrendo às modernas tecnologias de informação e comunicação, trabalhando em rede, através da utilização de uma plataforma on-line de ensino-aprendizagem e das comunicações móveis, é, assim, colocada à disposição destes jovens alunos uma útil e inovadora ferramenta de acesso aos programas escolares. Alunos e docentes estarão em permanente contacto, através desta plataforma on-line, gerida pelo Ministério da Educação.
Esta parceria permitirá a 70 jovens frequentarem o 2.º e 3.º ciclos do ensino básico (do 5.º ao 9.º ano de escolaridade), apoiados por cerca de 25 professores. O apoio da Fundação Vodafone Portugal, que se traduz na oferta de placas 3G de banda larga e de comunicações durante todo o ano lectivo, ascende a 100 000 euros.
Recorde-se que, na fase-piloto, no ano lectivo de 2006/2007, foram apoiados cerca de 15 jovens, com uma taxa de aproveitamento de 83 por cento.
Para quaisquer esclarecimentos adicionais, contacte-se a Direcção de Comunicação Institucional, Apoio à Gestão e Responsabilidade Social da Vodafone Portugal, através do telefone (rede de Portugal) 210 915 219, do fax 210 915 480 ou pelo endereço electrónico press.pt@vodafone.com