Chico Buarque, Prémio Camões 2019 - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Chico Buarque, Prémio Camões 2019
Distinção pela sua obra literária e como escritor de canções
Por Sara Mourato 384

O Prémio Camões, o  mais importante galardão literário em língua portuguesa, foi atribuído, no ano de 2019, ao compositor e escritor brasileiro Francisco Buarque de Hollanda, mais conhecido  no meio artístico por Chico Buarque. A par da sua mundialmente consagrada carreira musical, Chico Buarque é um talentoso escritor, com qualidades reconhecidas como poeta – as letras das suas canções, sempre da sua autoria, são um claro exemplo –, como dramaturgo e, sobretudo, como romancista. São os casos de BudapesteLeite Derramado e EstorvoO Irmão Alemão, de 2014, foi o seu mais recente romance a ser publicado. A presente distinção junta-se a outras anteriores, como o Prémio Jabuti, o mais importante galardão literário no Brasil, o antigo prémio Portugal Telecom de Literatura, e o prémio francês Roger Caillois pelo conjunto da sua obra literária

Chico Buarque, nascido no Rio de Janeiro em 1944, ingressou em Arquitetura, mas cedo percebeu que se queria dedicar à vida artística, ligada à música e à escrita. Com o país sob ditadura militar, em 1969 exilou-se em Roma, por causa das intervenções de protesto, de ironia e de crítica social patente em grande parte das suas canções desses tempos. Regressado ao Brasil,um ano depois, manteve o registo de sempre, como compositor musical e igualmente  na escrita, sensível às questões sociais e pela democracia.

 

CfMarcelo defende que «só pode ser unânime» premiar Chico Buarque +  PR de Cabo Verde felicita Chico Buarque por distinção que coroa obra Da música à escrita Chico Buarque confunde-se com país que é sua casa +  Chico Buarque, um Prémio Camões com mensagem artística e política +  "Estamos em festa, pá" pela distinção "unânime" a Chico BuarqueChico Buarque ensinou o quê? + Nobel de Bob Dylan se sentiria à vontade no colo de Chico Buarque + Chico Buarque:música e literatura com escrita refinada + Por que Chico Buarque, aos 75 anos, incomoda tanto os conservadores?

 

 

 

Sobre a autora

Licenciada em Estudos Portugueses e Lusófonos pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e mestre em Língua e Cultura Portuguesa – PLE/PL2.