Notícias - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Atualidades Notícias Ensino do português na CPLP
Informação atualizada sobre todos os temas relativos à língua portuguesa.
nos programas de rádio A Língua de Todos e Páginas de Português

O ensino da língua portuguesa e a produção literária em Angola e o projeto de Arquivo multimédia de poesia nos países da CPLP são, nesta semana, os temas dos programas produzidos pelo Ciberdúvidas para a rádio pública portuguesa*. 

*  Língua de Todos, emitido na RDP África – na sexta-feira, dia 6 de setembro, às 13h20, com repetição no dia seguinte, sábado, dia 7 de setembro, depois do noticiário das 09h00 – e  Páginas de Portuguêsna Antena 2, no domingo, dia  8 de setembro, às 12h30, com repetição no sábado seguinte, dia 14 de setembro, às 15h30. Hora oficial de Portugal continental,  ficando ambos os programas disponíveis posteriormente, aqui e aqui.

Nos programas de rádio Língua de Todos e Páginas de Português

Um projeto de investigação da Universidade Eduardo Mondlane  sobre as produções escritas dos alunos universitários moçambicanos e a publicação em português da obra História das Línguas, de Tore Janson, estão em destaque os programas produzidos pelo Ciberdúvidas para rádio pública portuguesa*, na presente semana.

Língua de TodosRDP África, sexta-feira, 22 de março, 13h15, com repetição dia seguinte, depois do noticiário das 9h00 + ** Páginas de PortuguêsAntena 2, 24 de março, 12h30, com repetição no sábado seguinte, dia 29/03, pelas 15h30. Hora oficial de Portugal continental, ficando ambos os programa disponíveis posteriormente, aqui e aqui.

A situação do português entre falantes africanos e timorenses

O número de falantes da língua nos PALOP é bem menor do que apontam os números oficiais. Um congresso no ISCTE procura exemplos, dados concretos e soluções.

[Trabalho saído no Público, na edição de 8/11/2018, assinado pelo jornalista Nuno Pacheco, sobre o IV Congresso de Cooperação e Educação, realizado em Lisboa, nos dias 8 e 9/11/2018.]