A publicação de Contos com Nível e da Nova Gramática do Latim - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
A publicação de Contos com Nível e da Nova Gramática do Latim
Nos programas de rádio A Língua de Todos e Páginas de Português
525

♦ É possível juntar o gosto de ler à experiência de aprender português como língua estrangeira? A resposta é sim e está em Contos com Nível – B1 (Lidel, 2019), um pequeno livro escrito e organizado pela professora Ana Sousa Martins, que assim reúne 17 contos muito divertidos, cheios de referências à cultura (passada e atual) de Portugal, criados originalmente para um público de alunos de Português como Língua Estrangeira (PLE) com cerca de um ano de aprendizagem da língua.

A publicação desta nova obra é o tópico central do programa Língua de Todos, emitido na RDP África, na sexta-feira, dia 5 de abril, depois do noticiário das 13h00* (com repetição no dia seguinte, pelas 9h15), numa entrevista com a referida autora, que falará da importância da leitura no contexto do PLE

♦ Perdido anda o latim de Horácio, do sistema de ensino. Ouvimo-lo, raramente, na liturgia, desconhecemo-lo. Usam-no liberalmente os causídicos. Enforma classificações científicas e encima epígrafes emproadas. E é mencionado em expressões de uso comum como «gastar o latim». Frederico Lourenço, professor da Universidade de Coimbra, classicista, poeta e renomado tradutor da Íliada, da Odisseia e da Septuaginta, que já vai no quarto volume, acaba de publicar uma Nova Gramática do Latim. E não está a gastá-lo.

O programa Páginas de Português, transmitido na Antena 2, no domingo, dia 7/04, às 12h30* (com repetição no sábado seguinte, dia 13 de abril, às 15h30*), dá relevo a uma conversa com Frederico Lourenço sobre esta nova gramática e quis ouvir as suas opiniões – o "seu latim", que se não gasta e nos desafia.

 * Hora oficial de Portugal continental, ficando ambos os programa disponíveis posteriormente, aqui e aqui.