Particularidades do bom uso do português e a questão do idioma no Brasil - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Particularidades do bom uso do português
e a questão do idioma no Brasil
Nos programas de rádio A Língua de Todos e Páginas de Português
364

Resultado de imagem para duvidas ciberduvidas♦ No programa Língua de Todos, emitido na RDP África, na sexta-feira, dia 19 de abril, depois do noticiário das 13h00* (com repetição no dia seguinte, pelas 9h15*), a professora e consultora linguística Sandra Duarte Tavares regista algumas particularidades a ter em conta no bom uso do português. A título de exemplo:  quando usamos o verbo avisar, devemos ou não usar a preposição de antes do que? Ou ainda, sobre o recente ciclone Idai que se abateu sobre a cidade moçambicana da Beira, estará correta a frase «a União Europeia decidiu apoiar as milhares de vítimas da catástrofe»?

* Hora oficial de Portugal continental, ficando o programa Língua de Todos  disponível, posteriormente, aqui.

 

♦ No Páginas de Português, transmitido na Antena 2, no domingo, dia 21/04, às 12h30 ** (com repetição no sábado seguinte, dia 27 de abril, às 15h30**), é entrevistado Marcos Bagno, professor do Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução da Universidade de Brasília, autor de mais de 30 títulos publicados, entre literatura e obras técnico-didáticas, que abordam temas da área de sociolinguística e literatura infanto-juvenil, bem como questões pedagógicas sobre o ensino de português no Brasil.  

** Hora oficial de Portugal continental, ficando o programa Páginas de Português disponível, posteriormente, aqui.