No programa Palavras Cruzadas, realizado por Dalila Carvalho e transmitido pela Antena 2 (segunda a sexta, às 09h50* e às 18h50*), a entrevistada é Tânia Montenegro, professora da Universidade do Minho, que, ao longo das emissões de 23 a 27 de maio, explica que a linguagem das empresas nos diz mais do que os números que elas apresentam.
Tânia Montenegro, doutorada em Contabilidade, fala das incoerências entre palavras e números – por exemplo, quando uma empresa apregoa valores sociais e ambientais, mas depois os números revelam fraudes. A este título, são reveladoras as conclusões de uma tese de mestrado que foi orientada pela convidada e na qual se aplicou a «teoria das manobras de distração» ao caso BES.
Esta contabilista diz ainda que nem na sua profissão os números dizem tudo; e pergunta-se porque em Portugal todos conhecem os presidentes das grandes empresas, mas ninguém conhece a pessoa que fiscaliza a administração. Ao contrário do que se pensa, a contabilidade não é uma ciência exata e a discricionariedade começa logo no conceito de valor.
A emissão que termina a semana de 22 a 27/05/2022* é preenchida com as sugestões do professor de economia do ISCTE, Sandro Mendonça, sobre o que podem os consumidores e as empresas fazer para se defenderem de uma palavra que veio para ficar: inflação.
* De segunda a sexta, às 09h50 e às 18h50 (hora oficial de Portugal continental.), ficando disponível na RTP Play e no Spotify.