No programa Palavras Cruzadas, realizado por Dalila Carvalho e transmitido pela Antena 2 (segunda a sexta, às 09h50 e às 18h50), explicam-se os conceitos-chave dos mercados de dívida, de 9 a 13 de maio, numa conversa com Filipe Silva, gestor de dívida e diretor de investimentos do Banco Carregosa.
Como dizia James Carville, conselheiro de Ronald Reagan e Bill Clinton, autor da famosa frase It´s the economy, stupid («é a economia, idiota»): «Eu costumava pensar que, se existisse reincarnação, gostaria de voltar como Presidente, ou Papa, ou um jogador de basebol de topo. Mas agora quero voltar como mercado de obrigações. Ele intimida qualquer pessoa.» Mas o que são, afinal, e como funcionam os mercados de dívida, onde se transacionam obrigações?
Em Palavras Cruzadas, entrevista-se Filipe Silva, que é responsável pelas decisões de investimento das carteiras de clientes. Muitos anos dedicado ao mercado de obrigações, o convidado do programa gere hoje carteiras de obrigações e também de ações. O que é uma coisa e outra? Como funcionam os mercados de dívida? Onde é melhor ter o dinheiro: em ações ou obrigações? Como se mede o risco? Para que servem os ratings («classificação, notação»)?