A língua portuguesa na era do digital e na sua história secular - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
A língua portuguesa na era do digital e na sua história secular
Nos programas de rádio Língua de Todos e Páginas de Português
443

Temas dos programas produzidos pelo Ciberdúvidas para a rádio pública portuguesa, da presente semana:

♦ No programa Língua de Todos, transmitido na RDP África*, o professor brasileiro Jacques da Silva fala sobre as tecnologias da informação e comunicação no ensino e aprendizagem de línguas. As novas plataformas potenciaram a sua aplicação e foram incentivo a um aprofundamento teórico, sobretudo no contexto histórico atual, para se aprofundar a relação entre ensino da língua, língua não materna e a cultura materna. O computador e a Internet na sala da aula de Português.

* Língua de TodosRDP África, 21/12/2018, depois do noticiário das 13h00, com repetição no dia seguinte, depois do noticiário das 09h00 (hora oficial de Portugal continental) – ficando  posteriormente disponível aqui.

♦ No programa Páginas de Português, na Antena 2*, entrevistam-se as professoras da Universidade de ÉvoraAna Paula BanzaMaria Filomena Gonçalves que, com um financiamento da UNESCO, elaboraram um Roteiro da História da Língua Portuguesa. A obra – que se encontra disponível em PDF – entre outros capítulos, debruça-se sobre a periodização histórica, a diferenciação do latim, o romance peninsular e o galaico-português, detalhando ainda as línguas que influenciaram o nosso idioma para além do latim. Nela são ainda assinalados exemplos no português atual de léxicos anteriores à romanização e posteriores (de suevosvisigodos e árabes), assim como algumas curiosidades: os dois documentos mais antigos do português, o testamento de D. Afonso II e a Notícia de Toro. A caracterização linguística da evolução do português nos permite concluir que este se separou do galego. Nesta emissão, consta ainda um apontamento sobre o linguista Ivo Castro, da autoria da professora Sandra Duarte Tavares.

Páginas de PortuguêsAntena 2, no domingo, 23/12/2018, às 12h30, com repetição no sábado seguinte, 29/12/2018, às 15h30 (hora oficial de Portugal continental) – ficando disponíveis posteriormente  aqui