Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
A língua portuguesa em Moçambique
e a origem comum do português e do galego
Nos programas de rádio Língua de Todos e Páginas de Português
Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa 1K

A propósito do X Congresso dos Escritores Moçambicanos na Diáspora, ocorrido em Lisboa no mês corrente, no programa Língua de Todos de sexta-feira, dia 21 de julho, às 13h15*, na RDP África – com repetição no sábado, dia 22 de julho, depois do noticiário das 09h00* – , fala-se sobre a situação da língua portuguesa e a sua evolução nestes 42 anos da independência política, com uma conversa com o escritor Delmar Maia Gonçalves.

Já no Páginas de Português – na Antena 2, domingo, dia 23 de julho, às 12h30*, com repetição no sábado seguinte, dia 29 de julho, às 15h30) –, analisa-se com a professora Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa Esperança Cardeira a origem do galaico-português e a divergência deste tronco comum, dando origem à variante do atual português europeu e do galego.

* Hora oficial de Portugal continental, ficando ambos os programas disponíveis, posteriormente, aqui e aqui.