Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
O(s) crioulo(s) de Cabo Verde
e Jorge Listopad (1921-2017), um checo que escreveu em português
Nos programas de rádio Língua de Todos e Páginas de Português
438

♦ Como surgem as línguas crioulas? Estarão os crioulos fadados ao desaparecimento? Em Cabo Verde, o crioulo tem estatuto de língua oficial, a par do português e é o idioma materno, nas suas pequenas variantes, da maioria da população do arquipélago. A professora Dulce Pereira responderá a todas estas questões no programa Língua de Todosemitido na RDP África, na sexta-feira,  dia 13 de outubro, às 13h15*,  com repetição no sábado, dia 14, depois do noticiário das 09h00* .

* hora oficial de Portugal continental) – ficando o programa Língua de Todos disponível, posteriormente, aqui

♦ No dia seguinte, no programa Páginas de Português na Antena 2**, evoca-se o professor, escritor encenador checo Jorge Listopad (1921-2017). Uma das mais destacadas figuras da vida cultural portuguesa dos últimos 50 anos, cuja dimensão cosmopolita e europeia marcou a sua extraordinária e acidentada biografia: do doutoramento em Filosofia, em Praga, à luta contra a ocupação nazi; do tempo francês que lhe coube experimentar convivendo com as grandes figuras das letras gaulesas, da múltipla atividade em Portugal, do teatro à televisão, do cinema à poesia, à crónica, à crítica, do jornalismo cultural que cultivou com grande intensidade, escrevendo  em português das mais belas crónicas da imprensa nacional. 

 

** Transmitido no domingo, dia 15, às 12h30, com repetição no sábado seguinte, 21/10, às 15h30, Hora oficial de Portugal continental – ficando o programa Páginas de Português disponível, posteriormente, aqui.