DÚVIDAS

O conjuntivo em Português e em Espanhol

Estou a aprender espanhol e tenho um pouco de dificuldade em aprender o conjuntivo. Já o sei bem em português e acho que será mais fácil eu aprender através duma comparação entre as duas línguas. Poderiam ajudar-me ou conhecem sítios ou livros sobre este tema?

Resposta

O conjuntivo é um modo. Por “modo” entende-se a atitude assumida pelo locutor perante o facto a que se refere: plano dos factos reais, planos dos factos pensados e plano dos factos que deseja que se realizem.

Assim, o conjuntivo (em espanhol “subjuntivo”) pode referir-se a uma situação presente, passada ou futura. No entanto, não é o verbo no tempo conjuntivo que o indica, mas sim o sentido geral da frase ou o contexto em que se fala.

Os únicos valores indicados pelos verbos neste modo são:

– posterioridade
– simultaneidade
– anterioridade

Exemplos:

– «Deseo que todo termine bien.» (Desejo que tudo acabe bem.) – posterioridade
– «Deseo que todo haya terminado bien.» (Desejo que tudo tenha acabado bem.) – anterioridade
– «Deseo que todos esén bien.» (Desejo que todos estejam bem.) – simultaneidade

Alguma bibliografia:

– Emilio Alarcos Llorach, Gramática de la lengua española. Madrid, 1994
– Salvador Fernández Ramírez, Gramática española. 2.ª ed., Madrid, 1991
– Manuel Seco, Gramática esencial del español. 4.ª ed., Madrid, 1996

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa