As línguas chinesas - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
As línguas chinesas

Gostaria de ter a certeza da ortografia correcta das seguintes línguas faladas na China:

"Xangaiês", "Minan" (ou "Min"?), "Wenzhou", "Chaozhou", "Xiang", "Gan", "Hakka". Não consigo encontrar documentos em português que mencionem todas estas línguas.

Agradeço a Vossa atenção.

P. M. França 3K

Até agora só vi em português haca, e concordo com xangaiês. Para as restantes, o melhor é escrevê-las assim, entre aspas ou sublinhadas, e sempre com inicial minúscula.

As línguas chinesas são o mandarim (com quatro grupos de dialectos), os dialectos de wu, os xiang, o haca (que é um dilecto), o cantonense (outro grupo de dialectos, de que faz parte o macaense) e os dialectos min. Há ainda na China cinco grupos principais de línguas não chinesas, entre as quais o tibetano e o mongol.

F. V. Peixoto da Fonseca