Dicionário do Diabo - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Dicionário do Diabo
Ambrose Bierce
Tinta da China, 2006 191   

Sob a chancela da editora Tinta da China, e com tradução de Rui LopesDicionário do Diabo, aclamada obra do  jornalista e escritor americano Ambrose Bierce (1842-1914) ,foi publicado em Portugal em 2006 1

Como  assinala Pedro Mexia, autor do respetivo prefácio, esta obra em nada se assemelha aos dicionários comuns, não sendo, para isso, informativo. Num texto manifestamente sarcástico, o autor lança um olhar nada benigno sobre alguns dos pilares  da sociedade do seu tempo (fins do século XIX): o patriotismo, o colonialismo, o militarismo, o clericalismo e a demagogia democrática). E, igualmente, o  vícios humanos de sempre: o oportunismo, a hipocrisia, a estupidez, a cupidez ou a vigarice.

A título de exemplo, vejam-se as entradas dos termos comércio («uma forma de transacção na qual A saquia B os bens de C e, em compensação, B rouba a carteira de D com o dinheiro que pertence a E»2),  economia («adquirir o barril de uísque que não é necessário pelo preço da vaca que não se tem dinheiro para comprar»), batalha («uma forma de desatar com os dentes um nó político que resiste à língua»), mediar meter o bedelho»), nascimento («o primeiro e o mais terrível de todos os desastres») ou o adjetivo  possível («tudo, para aquele que tem paciência – e dinheiro»). 

Organizado como um dicionário comum – portanto, com os verbetes organizados alfabeticamente com a devida definição –, o livro  inclui sugestivas imagens, da autoria do ilustrador galês Ralph Steadman.

Originalmente publicado em 1906, o tempo em nada desatualizou este tão contundente Dicionário do DiaboAntes pelo contrário.

 

1 Com publicação também no Brasil.

2 A  tradução para Portugal segue a ortografia de 1945.  

Cf.  5 trechos; Dicionário do Diabo, Ambrose Bierce +  Leituras do SolariCitações 

Sara Mourato