O treinador do Benfica, Bruno Lage, ao declarar que «o que interessa é responder da forma que todos ansiam», trouxe à tona mais do que uma declaração de intenções futebolísticas. Ele convocou, sem querer, os caprichos flexionais de um verbo que pode ser problemático: o verbo ansiar. Será, portanto, que o conjugou bem?
Primeiro, uma verdade incontornável: a primeira pessoa do singular do verbo ansiar não é "ansio". A conjugação correta é anseio. O mesmo se aplica às restantes formas do presente do indicativo: anseio (eu), anseias (tu), anseia (ele/ela/você), ansiamos (nós), ansiais (vós), anseiam (vocês/eles/elas).
Mas que dificuldade terá o verbo ansiar para levar ao erro? A verdade é que termina em -iar e, portanto, pertence a um «[...] grupo de verbos em -iar que, no português de Portugal e na língua popular do Brasil, não seguem norma fixa, antes vacilam entre os modelos de anunciar e incendiar. São, entre outros, os verbos agenciar, comerciar, negociar, obsequiar, premiar1 e sentenciar» (Celso Cunha e Lindley Cintra, na Nova Gramática do Português Contemporâneo, p. 422). O verbo negociar é caso conhecido: diz-se negoceio, negoceias, negociamos, negociais e negoceiam no presente do indicativo, mas, para este paradigma também se aceita a flexão sem ditongo ei, ou seja, negocio, negocias, negocia, etc., formas que, no Dicionário Houaiss, se dá a entender serem mais características do Brasil.
Embora esta oscilação não se verifique com o verbo ansiar, o certo é que muitos falantes tropeçam ao conjugar ansiar, provavelmente por pertencer a um grupo verbal especial. É comum ouvir formas como "ansio" ou até "ansia-se", fruto de analogias erradas com outros verbos ou mesmo de uma distração no calor da emoção – seja a gramatical, seja a futebolística
Por isso, deixemos o verbo ansiar no seu lugar de direito, conjugado corretamente e sem hesitações. Porque, no fundo, o que todos anseiam – seja na gramática ou no desporto – é um jogo limpo e bem jogado.
1 o verbo premiar levanta outras questões importantes, que devem ser tidas em consideração. Leia-se o que se diz acerca deste verbo aqui.