Alguém imagina o Presidente da Alemanha, em Bona, discursando em português? - Pelourinho - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Início Português na 1.ª pessoa Pelourinho Artigo
Alguém imagina o Presidente da Alemanha, em Bona, discursando em português?
Alguém imagina o Presidente da Alemanha, em Bona,
discursando em português?

«O  chefe de Estado  alemão, Joachim Gauck, terminou esta quarta-feira [26/06/2014] a sua visita oficial a Portugal com uma deslocação à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML). Foi o primeiro Presidente de outro país a visitar esta instituição. "Uma enorme honra", para uma "instituição antiga que quer ser sempre jovem", salientou o provedor, Pedro Santana Lopes, no seu discurso de boas-vindas, uma parte do qual feito, por cortesia, em alemão.»

 

«[Joachim Gauck] visitou as instalações onde se desenvolve o Programa "UAW – United At Work", promovido pela Santa Casa, no Convento de São Pedro de Alcântara. Apoiar jovens portugueses qualificados que procuram o primeiro emprego e os seniores qualificados e desempregados, na criação de empresas com valor social, é o principal objetivo do UAW, que conta com um financiamento da Comissão Europeia de mais de um milhão de euros.»

in Presidente alemão visitou Santa Casa

 

 

 Alguém imagina o Presidente da Alemanha, em Bona, discursando em português, «por cortesia», para quem quer que fosse de nacionalidade portuguesa (fosse ele o PR, o PM ou, até, Pedro Santana Lopes, agora como provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, ou quando foi primeiro-ministro)? Já agora: e por que diabo a SCML deu nome inglês a um programa destinado a desempregados, jovens e menos jovens... portugueses?!

Sobre o autor

Jornalista português, cofundador (com João Carreira Bom) e responsável editorial do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. Autor do programa televisivo Cuidado com a Língua!, cuja primeira série se encontra recolhida em livro, em colaboração com a professora Maria Regina Rocha. Ver mais aqui.