A palavra sanção, escrita com c cedilhado na última sílaba, tem andado nas mãos da comunicação social como forma de referir as medidas de coação definidas por diversos países contra a Rússia, numa tentativa de pressão feita sobretudo pela via económica.
Note-se, todavia, que esta palavra pode assumir outros sentidos bem mais positivos, como o de «reconhecimento público», como se verifica numa frase como «O uso de casaco vermelho não teve a sanção das lojas de moda mais famosas.»
Sanção pode ainda ser usado com o valor de «aprovação formal»: «Esta proposta de lei não obteve a sanção dos trabalhadores.»
Sanção, com c cedilhado, distingue-se da forma Sansão, que se escreve com s na última sílaba. São, assim, palavras homófonas: pronunciam-se da mesma maneira, mas escrevem-se de forma diferente e têm diferentes sentidos. Esta última palavra, Sansão com s, designa o homem dotado de uma força extraordinária que amou Dalila e que por ela foi traído quando esta lhe cortou o cabelo, levando com ele a força extraordinária de Sansão.
Nos tempos que correm, é certo que cada sanção aplicada à Rússia necessitaria da força de um verdadeiro Sansão para atingir o seu fim último de conduzir ao fim de uma guerra sem sentido.
Áudio disponível aqui:
[AUDIO: Carla Marques_Sansão e as sanções]
Crónica incluída no programa Páginas de Português, na Antena 2, no dia 5 de junho de 2022.