Desde a sua declaração em 2019 pela UNESCO, celebra-se a 5 de maio o Dia Mundial da Língua Portuguesa. Esta comemoração é assinalada por vários países no mundo através de diversas atividades que têm o intuito de demonstrar a importância desta língua a nível global e o seu potencial como instrumento de comunicação internacional. O português é hoje a língua oficial de vários povos e comunidades com um potencial de crescimento, segundo estimativas da Organização da Nações Unidas (ONU). Prevê-se que, em 2050, sejam mais de 500 milhões.
Atualmente, de acordo com dados do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, o português é falado por mais de 260 milhões de pessoas nos cinco continentes, o que equivale a 3,7% da população mundial. Este número faz com que a língua portuguesa seja a quarta mais falada no mundo como língua materna, a seguir ao chinês mandarim, inglês e espanhol, chegando mesmo a ser, no hemisfério sul, a mais falada. É ainda o idioma oficial de Portugal, Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. É também utilizado em Macau, território sob a administração portuguesa até 1999, e ainda é entendida por alguns habitantes de Goa.
Quanto à sua utilização na Internet, também segundo dados do Camões, entre 2000 e 2017, o português foi a terceira língua mais usada na rede social Facebook e a quinta em toda a Internet. Em parte, países como Portugal e o Brasil são os principais responsáveis, uma vez que, dos países onde se fala português, são aqueles em que há mais pessoas conectadas à internet. Contudo, países como Cabo Verde, Moçambique e Angola têm registado um aumento no número de utilizadores da Internet nos últimos anos. Entre os comportamentos dos utilizadores, os falantes de português são mais consumidores de conteúdos virados para o lazer do que para a vida profissional.
No que concerne ao seu potencial económico, as oito economias da Comunidade dos Países de Língua de Portuguesa (CPLP) valem cerca de 2,7 biliões de euros, o que representa 3,9% da riqueza mundial. No entanto, o português ainda não tem, no comércio mundial, um peso correspondente ao seu número de falantes, sendo apenas a economia do Brasil a única que, até ao momento, ocupa uma posição predominante a nível global.
Quanto aos usos deste idioma, segundo um estudo de 2012, Potencial Económico da Língua Portuguesa, de Luís Reto, 75% dos falantes inquiridos pensa em usar o português para viajar, 67% para comunicar, 62% em trabalho e 44% em estudo. Já 22,2% considera que a língua portuguesa tem importância estratégica, e 7,8% admite ter uma relação afetiva com esta. Na verdade, o uso do português não se cinge apenas aos países onde é a língua oficial, pois, devido aos fluxos migratórios que levaram ao estabelecimento de grandes comunidades de falantes de língua portuguesa, esta acabou por ganhar uma importante expressão minoritária em países como Andorra, Luxemburgo, Namíbia, Suíça e África do Sul.
Resumindo, o português é uma língua universal, património comum de várias comunidades dispersas pelo globo. Portadora de uma longa história, não se pode esgotar na descrição do seu sistema linguístico, devendo ser também entendida como um veículo de comunicação por excelência e um forte laço de união dos povos que a utilizam. Por isto e muito mais, vale sempre a pena celebrá-la!
Cf. A língua portuguesa, um património de valor identitário e global + O dia da língua portuguesa