O nosso idioma // Desafio semanal
«Ninguém não...»
Questões de negação
Questionava-se Ricardo Araújo Pereira, numa conversa com Joana Marques, que decorreu no Fólio, a 18 de outubro, se seria possível usar a estrutura «ninguém não», na qual surgem juntas duas palavras negativas.
A estrutura é possível, mas é necessário verificar se o seu uso corresponde ao que se pretende verbalizar.
Assim, se o falante pretende negar um determinado estado de coisas, referindo que nenhuma pessoa o realiza, deverá usar apenas o pronome ninguém, como em «Ninguém defende esta posição.» O uso do advérbio não nesta frase levaria a que ela passasse a ter um valor afirmativo. Com efeito, a afirmação «Ninguém não defende esta posição» é uma afirmação equivalente a «Toda a gente defende esta posição».
Assim, o uso da estrutura «ninguém não» é equivalente ao uso de uma estrutura afirmativa. Se o que se pretende é veicular é a ideia de que a situação de «defender esta posição» nunca se verifica, deverá utilizar-se apenas o pronome ninguém, como em «Ninguém defende esta posição.»
Áudio disponível aqui:
[AUDIO: Carla Marques_Ninguém não]
Apontamento da professora Carla Marques incluído no programa Páginas de Português, na Antena 2, no dia 26 de outubro de 2025.
