A troca de mensagens eletrónicas entre professores e alunos começa a intensificar-se, e cremos que ainda há uma percentagem considerável de discentes que não sabe como muitas vezes dirigir-se ao seu professor. Dessa forma, importa listar as abreviaturas1 mais utilizadas nas formas de tratamento em português, utilizadas em maior escala na troca de e-mails ou, em menor escala por se tratar de uma forma de comunicação que tende a diminuir, na correspondência escrita. Assim, veja-se:
Dr. ou Dr.a/Dra. – forma para designar um licenciado, mestre ou doutor. É também a forma de tratamento atribuída aos médicos.
Prof. ou prof.a – Professor ou professora
Prof. Dr. ou prof.a Dr.a/Dra. – Forma de nos dirigirmos a um professor ou a uma professora que detém o grau de doutor.
Doutor ou Doutora – Quando nos referimos a um investigador doutorado.
V. Ex.a ou VV. Ex.as – Para nos referirmos a «Vossa Excelência» ou «Vossas Excelências».
V. Mag.a – Vossa Magnificência, utilizado para quando nos dirigimos a reitores de universidades.
Num contexto extra-académico, podemos contar com outras abreviaturas relacionadas com as formas de tratamento, também elas muito utilizadas. Enumere-se alguns exemplos:
Sr. ou Sra./Sr.a – A abreviatura de senhor ou senhora.
S. Ex.ª – Sua Excelência, utilizado para nos referirmos a determinados membros de uma organização ou Estado.
V. M. ou VV. MM. – Vossa Majestade, utilizado quando nos dirigimos ao rei ou ao imperador ou, no segundo caso, aos reis ou imperadores, no plural.
V. A. ou VV. AA – Vossa Alteza, utilizado em referência a príncipes, arquiduques e duques.
M.mo – A forma abreviada de meritíssimo, adjetivo utilizado essencialmente para nos dirigirmos ao juiz. No entanto, esta forma está a entrar em desuso, prevalecendo a forma Sr. Dr. Juiz, ou a forma feminina. Sr.a Dr.a Juíza.
Eng.o ou Eng.a – A forma de nos dirigirmos por escrito a um engenheiro/engenheira.
1 Grafia que permite economizar o espaço ou o tempo necessários para a escrita de uma palavra, mediante a omissão de certas letras; as letras omitidas podem, eventualmente, ser substituídas por um sinal convencional.