Quando um aluno ingressa no ensino superior, tem de, logo à partida, tomar consciência da complexidade e da importância inerentes às competências da expressão escrita.
Embora o discurso académico mobilize todos os domínios, desde o gráfico, ao discursivo-textual, passando pelo morfossintático, urge salientar que quem revela boas competências a nível da expressão escrita, regra geral, é também um leitor regular e com boas capacidades de interpretação.
Por outro lado, é importante ter em conta que o discurso académico é produzido por sujeitos cujas tarefas estão relacionadas com o ensino superior e a investigação científica, revelando determinadas especificidades relacionadas com as atividades que promovem a divulgação de conhecimento.
Além disso, este tipo de discurso prende-se com a área de atividade socioprofissional em que o texto é escrito, assim como com os papéis socioprofissionais que assumem o autor e o(s) interlocutores.
Por outro lado, os objetivos que se pretendem atingir são igualmente importantes e, no âmbito do ensino superior, estão, por exemplo, a necessidade de produzir novos conhecimentos acerca das diferentes disciplinas científicas.
Esse objetivo é alcançado quando se produz, por exemplo, um artigo científico, uma tese de mestrado ou de doutoramento.
Os relatórios, as dissertações, os parágrafos expositivos e/ou explicativos, as sínteses, os resumos são igualmente produções textuais cujo objetivo primordial é a promoção do conhecimento e cujas características são muito específicas, embora tenham como aspetos comuns a erudição, a objetividade, o rigor, a clareza e a correção.
No sentido de colmatar algumas das dificuldades diagnosticadas, o Iscte - Instituto Universitário de Lisboa, em colaboração com os professores destacados no Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, abriu um curso destinado a estudantes que ingressam no ensino superior tendo o português como língua não materna e que se encontrem num nível de iniciante.
O curso tem como objetivos gerais desenvolver competências gramaticais, discursivas, pragmáticas e socioculturais básicas, desenvolver técnicas de comunicação e expressão oral e escrita de forma a atuar eficazmente nas mais variadas situações de uso, nomeadamente ao nível da utilização do Português Académico. Pretende-se, igualmente, que os alunos aprendam a utilizar procedimentos gerais adequados às técnicas de contração de texto e saibam produzir, numa perspetiva de iniciante, textos de âmbito expositivo e explicativo.
Com início previsto para o dia 17 de janeiro de 2022, espera-se que os alunos inscritos adquiram as ferramentas necessárias ao domínio essencial de alguns aspetos gerais em termos de comunicação e de produção escrita. Além disso, perspetiva-se que estes alunos desenvolvam técnicas de escrita e o conhecimento das bases de alguns géneros textuais.