Os trajes do Papa Francisco e os seus simbolismos, neste artigo da jornalista Emília Monteiro, in Jornal de Notícias do dia 18 de julho de 2023.
Alva
Vestida sobre a batina, cobre o corpo até os pés. A sua confecção é feita exclusivamente em tecido branco (de onde lhe vem o nome) em material nobre, ao qual se adicionam rendas.
Estola
É uma faixa de tecido que se coloca sobre os ombros, com duas extremidades paralelas umas às outras na frente.
Casula
É um tipo de capa, sem mangas ou gola, que é usada sobre a alva e a estola durante as celebrações e muda de cor conforme o período litúrgico. A vermelha é usada no Domingo de Ramos, na Sexta-Feira Santa, no Domingo de Pentecostes e nos dias dos mártires. A verde é usada no Tempo Comum, ou seja, nos outros dias do ano.
Múleo
Os famosos sapatos do Papa que, tradicionalmente, são de couro vermelho. O atual Papa usa sapatos pretos.
Anel
Conhecido como o Anel do Pescador, é um símbolo oficial do Papa, o sucessor de São Pedro, que era um pescador. Tradicionalmente de ouro, o do Papa Francisco é de prata.
Amicto
É um retângulo de tecido branco com uma cruz ao meio, tendo fitas ou cordões em duas das pontas. É colocado à volta do pescoço e ata no peito com as fitas e o uso é obrigatório sempre que a alva ou túnica não cubra totalmente a roupa que se usa por debaixo na zona do pescoço.
Cíngulo
É um pequeno barrete usado na cabeça e era usado, sobretudo, por razões práticas: para manter a cabeça aquecida. O solidéu branco é apenas usado pelo Papa.
Mitra
Usada apenas em cerimónias muito especiais, é uma faixa para a cabeça.
Camauro
É uma espécie de gorro vermelho, com bordas brancas. Depois de muitos anos sem ser usado, foi reintroduzido pelo Papa Bento XVI, em 2005.
Texto da autoria da jornalista Emília Monteiroa propósito das Jornadas Mundiais da Juventude, que se realizam em Portugal a partir de 1 de agosto de 2023 em 18 de julho de 2023 — transcrito, com a devida vénia, do Jornal de Notícias do dia 18 de julho de 2023.